Pronunciamento de Arthur Virgílio em 12/12/2007
Discurso durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários aos editoriais intitulados "A resposta do presidente da FIESP" e "O comício da saúde", publicados no jornal O Estado de S.Paulo, edições de 5 e 7 de dezembro do corrente, respectivamente. Inserção, nos Anais do Senado, da matéria intitulada "Mendonça de Barros ataca fundo soberano", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 5 de dezembro corrente.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
TRIBUTOS.
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
- Comentários aos editoriais intitulados "A resposta do presidente da FIESP" e "O comício da saúde", publicados no jornal O Estado de S.Paulo, edições de 5 e 7 de dezembro do corrente, respectivamente. Inserção, nos Anais do Senado, da matéria intitulada "Mendonça de Barros ataca fundo soberano", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 5 de dezembro corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/12/2007 - Página 45177
- Assunto
- Outros > TRIBUTOS. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DISCUSSÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), PRESIDENTE, FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (FIESP), CRITICA, MANUTENÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
- CRITICA, ALEGAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), CONDICIONAMENTO, AMEAÇA, AUMENTO, ALIQUOTA, TRIBUTOS, DESAPROVAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, SAUDE, AUSENCIA, PLANEJAMENTO, REPETIÇÃO, PROMESSA, TENTATIVA, APROVAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
- QUESTIONAMENTO, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONTRADIÇÃO, ANTERIORIDADE, DESAPROVAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
- COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ALEGAÇÕES, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRIAÇÃO, FUNDO ESPECIAL, POSSIBILIDADE, AUMENTO, DIVIDA PUBLICA.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna no dia de hoje para comentar o editorial publicado no último dia 5 de dezembro do corrente pelo jornal O Estado de S. Paulo, sob o título “A resposta do presidente da FIESP”.
O referido editorial trata da polêmica entre o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, Paulo Skaff, sobre a aprovação ou não da CPMF. “Com argumentos bem fundamentados, o dirigente da maior federação industrial do País liquidou as alegações do ministro a favor da renovação da CPMF”.
O editorial mostra, ainda, como o Ministro Guido Mantega foi infeliz nas suas ameaças de abandonar a nova política industrial e de recorrer À elevação de alíquotas de alguns impostos, aumentando a carga tributária, caso a CPMF não seja renovada.
Enfim, Sr. Presidente, pela relevância e oportunidade do editorial acima citado, requeiro que ele seja considerado como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, seja inserido nos Anais do Senado Federal.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria também de comentar o editorial publicado no último dia 7 de dezembro do corrente pelo jornal O Estado de S. Paulo, sob o título “O comício da saúde”.
O referido editorial mostra como o Governo federal improvisou um pacote de promessa velhas e novas, grudando-lhe um rótulo de PAC da saúde para, ao anunciá-lo em um grande comício animado pelo próprio Presidente Lula, fazer um apelo para a renovação da CPMF.
Segundo o editorial, “Ao declarar-se disposto a ser uma “metamorfose ambulante”, o Presidente tentou justificar sua mudança de opinião quanto à CPMF, combatida quando militava na oposição”. Esquece-se o Presidente Lula que essa não foi a única mudança. Ainda segundo o editorial, “também mudaram a situação do País e a do Tesouro e já não há, como nos anos 90, uma justificativa razoável para um tributo ruim como a CPMF. Sobre esta mudança, a mais importante, o presidente se cala”.
Sr. Presidente, requeiro que o editorial acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, seja inserido nos Anais do Senado Federal.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, por último, venho à tribuna para solicitar que seja inserida nos Anais desta Casa a matéria intitulada “Mendonça de Barros ataca fundo soberano”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 5 de dezembro do corrente.
Segundo a matéria, o ex-Ministro das Comunicações Luis Carlos Mendonça de Barros afirmou que a criação do fundo soberano pelo atual Governo do Presidente Lula é uma idéia inadequada, pois seu desenho original pode gerar como efeito colateral a ampliação da dívida pública líquida.
Sr. Presidente, pela relevância e oportunidade do comentário acima citado, requeiro que a matéria seja também considerada como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, seja inserida nos Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matérias referidas:
“A resposta do presidente da FIESP, O Estado de S. Paulo;
“O comício da saúde“,O Estado de S. Paulo.
“Mendonça de Barros ataca fundo soberano”, O Estado de S. Paulo.