Discurso durante a 225ª Sessão Especial, no Senado Federal

Críticas às alegações do Líder do governo Romero Jucá para o adiamento da votação da prorrogação da CPMF.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRIBUTOS. SENADO.:
  • Críticas às alegações do Líder do governo Romero Jucá para o adiamento da votação da prorrogação da CPMF.
Aparteantes
Demóstenes Torres, Romero Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2007 - Página 44253
Assunto
Outros > TRIBUTOS. SENADO.
Indexação
  • RECLAMAÇÃO, ADIAMENTO, VOTAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), ANTERIORIDADE, DECLARAÇÃO, LIDER, OPOSIÇÃO, EXISTENCIA, DISPOSIÇÃO, BANCADA, ATENDIMENTO, INTERESSE, POPULAÇÃO, BRASIL, REPUDIO, EXCESSO, IMPOSTOS, NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS.
  • CRITICA, LIDER, GOVERNO, ALEGAÇÕES, NECESSIDADE, PRAZO, EXAME, MATERIA, COMENTARIO, ANTERIORIDADE, DEBATE, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), SENADO.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro quero dizer ao Senador Líder do Governo que ontem S. Exª deve ter escutado da oposição, por intermédio do Líder Arthur Virgílio, que estávamos dispostos a votar desde ontem.

            Então, era do conhecimento do Líder do Governo, por intermédio do nosso Líder, que a oposição estava disposta a votar desde ontem, e o líder Arthur Virgílio externou isso a todos os Senadores e ao povo brasileiro. Queríamos mostrar a posição da oposição, que está do lado da população. Se o partido de V. Exª diz que a voz vem da rua, escute a voz da rua. A voz da rua não quer mais pagar imposto neste País, a voz da rua clama para que o Governo Federal não taxe mais o País e a população brasileira de impostos. Chega! Basta!

            O Sr. Romero Jucá (PMDB - RR) - Senador Mário Couto, permita-me uma observação. Não vou polemizar com V. Exª, mas existem várias vozes das ruas: vozes das favelas, vozes de quem usa o Sistema Único de Saúde e vozes da Avenida Paulista e da Fiesp.

             O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - SP) - O Senador Mário Couto está com a palavra.

            O Sr. Demóstenes Torres (DEM - GO) - V. Exª não faz parte da voz das favelas. É bom que se lembre disso. Ao contrário, muito ao contrário.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Sr. Presidente, quero terminar a minha palavra. Escutei o Líder do Governo atentamente, fiquei calado.

            O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - A palavra está concedida e assegurada ao Senador Mário Couto.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Sr. Presidente, escutei o Líder do Governo tranqüilamente, não dei um pio sequer. S. Exª que me escute agora. São 68% de brasileiros dizendo assim: chega de nos taxar de impostos. Não se agüenta mais! Esse imposto é perverso. O Presidente Lula sabe que tem de reduzir suas despesas. As despesas do Governo são intermináveis e têm despesas supérfulas que precisam ser eliminadas imediatamente.

            E que não venha o líder, tão competente que é, dizer que a matéria veio para cá de pronto. Há muito tempo estamos discutindo-a. Só eu já fui à tribuna cinco vezes. A matéria está amplamente discutida. O Presidente já está para me expulsar daqui de ver a minha cara todos os dias ali da tribuna discutindo a CPMF. Como que não se discutiu a CPMF!

            Senador Romero Jucá, diga assim: nós não queremos votar hoje. Nós temos a maioria. Nós temos o Governo do nosso lado. Aí tudo bem! Mas que vão ser derrotado na terça-feira, tenho em Deus que serão.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2007 - Página 44253