Discurso durante a 225ª Sessão Especial, no Senado Federal

Manifesta a intenção de que os 71 senadores presentes votem hoje a CPMF.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO. TRIBUTOS.:
  • Manifesta a intenção de que os 71 senadores presentes votem hoje a CPMF.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2007 - Página 44261
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. SENADO. TRIBUTOS.
Indexação
  • CRITICA, IDELI SALVATTI, SENADOR, DESRESPEITO, USO DA PALAVRA, ORADOR.
  • DEFESA, URGENCIA, VOTAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), MOTIVO, SUPERIORIDADE, NUMERO, SENADOR.
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ACUSAÇÃO, DOENÇA MENTAL, SENADOR, REJEIÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
  • SUGESTÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMISSÃO, ELABORAÇÃO, LEGISLAÇÃO, DEFINIÇÃO, RECURSOS, FINANCIAMENTO, SAUDE, AUSENCIA, CARATER PROVISORIO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Tião Viana, quero primeiro cumprimentá-lo pelo êxito na Presidência.

            Mas queria... Ô Ideli, estou falando com o Presidente! Aí não dá, não vale! Desmarque o tempo!

            O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Estou ouvindo V. Exª.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - A Líder do PT está importunando o nosso Presidente. Eu peço a atenção de V. Exª. Já deu? (Pausa.)

            Presidente Tião, diz a sabedoria popular: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. Vamos votar hoje a CPMF. Somos 71.

            Outro pedido ao Presidente Tião Viana, que está com uma administração excelente: vamos instalar uma “CPI dos doidos”. “CPI mista dos doidos”. O Presidente da República acaba de dizer, no Pará, que quem vota contra a CPMF não tem juízo. Então, vamos fazer a “CPI dos doidos”. Ele acaba de declarar isso. Graças a Deus, fez essa afirmação num hospital de ortopedia, porque se fosse num de psiquiatria, vejam a confusão! Então, o seguinte: eu queria sugerir que a comissão fosse mista. O companheiro, brilhante Deputado Federal do Piauí, Marcelo Castro, é psiquiatra. Eu já indico logo o nome dele. Então, é a “CPI dos doidos”. E que V. Exª, para ter uma reunião menos complicada, exija, na terça-feira - se for terça-feira; eu queria agora, devia ser agora; só há um motivo para adiar, Tasso Jereissati -, exija de cada um de nós o exame psicotécnico. Só vai entrar para votar quem tiver o exame.

            Quero dizer ao Luiz Inácio - eu estou aqui para ensinar - que é muito simples, Arthur Virgílio, Líder das Oposições, acabar com a corrupção, com o roubo mesmo - no Nordeste, a gente chama de roubo - e os gastos perdulários.

            Presidente Tião Viana, novamente a Senadora Ideli Salvatti tira... Aí é demais! Marque uma audiência na Presidência para a Ideli Salvatti!

            Então, Tião Viana, um aconselhamento de um médico mais vivido, mais sofrido do que V. Exª. V. Exª que representa a sabedoria, respeitado por todos nós, daqui e do Brasil, V. Exª, então, diga ao Luiz Inácio que vá fazer uma comissão para fazermos lei boa e justa -...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - ...V. Exª é o Presidente e eu quero auxiliá-lo - para a saúde, e não esta CPMF, que é uma mentira no nascedouro, ao dizerem que é provisória; uma mentira no meio, ao dizerem que vai para a saúde; e uma mentira ao dizerem que só os bancos da Avenida Paulista pagam impostos!

            Meus agradecimentos e minha admiração à Líder do PT.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2007 - Página 44261