Discurso durante a 227ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solicita apoio do Sr. Senador João Pedro e ao Presidente da República para a retomada das atividades na usina termoelétrica de Cuiabá.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA. POLITICA EXTERNA.:
  • Solicita apoio do Sr. Senador João Pedro e ao Presidente da República para a retomada das atividades na usina termoelétrica de Cuiabá.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2007 - Página 44335
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, PARALISAÇÃO, ATIVIDADE, USINA TERMOELETRICA, MUNICIPIO, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), CRITICA, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, CORTE, FORNECIMENTO, GAS, REGIÃO, SOLICITAÇÃO, APOIO, JOÃO PEDRO, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DETALHAMENTO, SITUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EMPENHO, AUMENTO, PRIORIDADE, SOLUÇÃO, PROBLEMA.
  • DEMONSTRAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MOTORISTA, TAXI, ANTERIORIDADE, INCENTIVO, GOVERNO FEDERAL, ALTERAÇÃO, COMBUSTIVEL, GAS, CORTE, FORNECIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, DESCUMPRIMENTO, CONTRATO.

     O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Gostaria de aproveitar o gancho da fala do ilustre Senador João Pedro, para pedir a S. Exª que seja também um porta-voz do povo mato-grossense, no que diz respeito à nossa usina termelétrica.

     V. Exª, Senador João Pedro, já tem conhecimento do assunto.

     Está completando hoje cem dias que a nossa usina termelétrica Mário Covas, no Estado do Mato Grosso, está paralisada em toda sua plenitude. Temos uma capacidade de geração de 440 megawatts, todavia, por irresponsabilidade por parte do Governo boliviano, naturalmente que com a conveniência do Governo brasileiro, essa usina está parada, Senador Heráclito Fortes. Estamos hoje, na grande Cuiabá, correndo sério risco de ficarmos sem energia, tendo em vista que foi cortado o fornecimento de gás para aquela termelétrica.

     Dessa forma, faço um alerta aqui. Senador João Pedro, V. Exª fala da importância da usina do Madeira e de outras que estão sendo construídas no Brasil, mas não podemos esquecer o sofrido Estado do Mato Grosso, que hoje, lamentavelmente, está nessa situação tendo em vista a falta de prioridade. Como o Presidente Lula irá para a Bolívia nesse mês de dezembro, e V. Exª é do PT, é da base de sustentação do Governo, eu lhe faço um apelo para que fale ao Presidente Lula da importância que representa essa usina termelétrica funcionando em Cuiabá.

     Daqui a cinco dias, até os automóveis, Senador Paulo Paim - porque houve um incentivo, em Cuiabá, para a compra de carro a gás, modelo flex -, estarão paralisados, sobretudo os menos afortunados, os taxistas. Estão todos à mercê do atendimento, por falta de prioridade do Governo Federal em relação a essa luta que não é de nós mato-grossenses, mas de todos os brasileiros, no cumprimento do contrato que o Governo brasileiro tem com o Governo boliviano.

     Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2007 - Página 44335