Pronunciamento de Heráclito Fortes em 05/12/2007
Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Crítica a polícia civil pela forma como ocorreu a prisão de empresários em Teresina-Piauí.
- Autor
- Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
- Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SEGURANÇA PUBLICA.:
- Crítica a polícia civil pela forma como ocorreu a prisão de empresários em Teresina-Piauí.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/12/2007 - Página 43629
- Assunto
- Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- PROTESTO, PROCEDIMENTO, POLICIA CIVIL, PRISÃO, EMPRESARIO, POSTO DE GASOLINA, ACUSADO, FORMAÇÃO, CARTEL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), DESNECESSIDADE, EXCESSO, POLICIAL.
O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para fazer o registro de um fato grave que aconteceu hoje, pela manhã, em Teresina.
A Polícia Civil, numa operação espetaculosa, prendeu empresários do setor de combustível na cidade de Teresina, cerca de oito empresários.
Eu não quero entrar no mérito da questão. Acho que a Justiça tem de investigar se houve cartel, se há cartel, se deixou de haver. O meu protesto aqui, Sr. Presidente, é com relação às prisões, ao ato de algemar e ao estardalhaço que se promoveu na cidade de Teresina. É um fato que envolve empresários que são componentes da sociedade local; não são marginais, não são bandidos nem fugitivos. E o dia escolhido foi exatamente o dia de hoje, quando se realiza um encontro da categoria na capital do meu Estado.
Portanto, eu quero registrar o meu protesto e dizer que a justiça pode ser feita sem excessos e sem truculência.
Faço aqui esse registro, esperando que as autoridades que cometeram esse tipo de excesso repensem e reconheçam que nós vivemos num País onde o Estado de direito predomina.
Muito obrigado, Sr. Presidente.