Discurso durante a 227ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registra o recebimento de notícia da prisão do Procurador Geral do Piauí.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Registra o recebimento de notícia da prisão do Procurador Geral do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2007 - Página 44364
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, PRISÃO, PROCURADOR-GERAL DE ESTADO, DESCONHECIMENTO, MOTIVO, QUESTIONAMENTO, DESNECESSIDADE, EXCESSO, CONDUTA, DEFESA, NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, OCORRENCIA.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, V. Exª está falando das prisões arbitrárias e acabo de receber uma notícia de que, na madrugada de hoje, foi preso o Procurador-Geral do Estado, Sr. Plínio Clerton, em Teresina, na porta de um hospital. Parece que foi socorrer ou visitar alguém da família e foi preso. Desentendeu-se com alguém na portaria porque queria acesso.

     Não sei se abusou de autoridade ou o que fez; se foi a emoção, por causa do ente querido doente. Mas a verdade é que o prenderam. Então, alguma coisa está errada, Sr. Presidente. O Procurador-Geral do Estado do Piauí foi preso. Os jornais dizem isso aqui, agora. Acabei de ver, Senador Mão Santa. Vamos apurar, saber o que é.

     Não sou contra a prisão. Não sou contra a justiça. No entanto, em alguns casos, o exagero tem de ser coibido, para qualquer um. Para qualquer um!

     Nós vimos barbaridades cometidas com pessoas desconhecidas, como em Santa Catarina, que, aliás, é exemplo de tudo. O Governo já fez tudo em Santa Catarina. E vemos a miséria dos presídios em Santa Catarina. O Governo Federal não cumpriu seu plano para construção de presídios de segurança máxima. Daí por que me associo a V. Exª, Senador Mão Santa, no seu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2007 - Página 44364