Discurso durante a 232ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Eleição do Senador Garibaldi Alves Filho à Presidência do Senado.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Eleição do Senador Garibaldi Alves Filho à Presidência do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2007 - Página 44986
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VITORIA, GARIBALDI ALVES FILHO, SENADOR, PRESIDENCIA, SENADO, DEFESA, NECESSIDADE, RESTAURAÇÃO, REPUTAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.
  • IMPORTANCIA, NEUTRALIDADE, CONDUTA, PRESIDENTE, SENADO, CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, COMBATE, ROTATIVIDADE, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AGILIZAÇÃO, RESPOSTA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, SOLUÇÃO, PROBLEMA, CARTÃO DE CREDITO, FAVORECIMENTO, MEMBROS, GOVERNO, APRECIAÇÃO, VETO (VET), PRESIDENTE DA REPUBLICA, RECUPERAÇÃO, DIGNIDADE, CONGRESSO NACIONAL.

     O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srªs e Srs. Senadores, Sr. Presidente Garibaldi Alves Filho, o nosso Rio Grande do Norte, com certeza absoluta, está orgulhoso de V. Exª, como eu estou.

     Eu precisava vir a esta tribuna para trazer algumas palavras de reflexão. Desejo o sucesso de V. Exª, quero que V. Exª seja exitoso nesses dois anos de mandato que lhes são entregues nesta hora.

     Tenho certeza de que V. Exª tem consciência de que assume a Presidência num momento de extrema tensão que vem vivendo o Senado da República. O trauma dos sucessivos processos do ex-Presidente Renan Calheiros, que provocaram tensões dentro deste plenário, e o próprio processo sucessório que produziu a candidatura de V. Exª são elementos que têm de ser objeto de reflexão.

A V. Exª é entregue a missão de presidir o Senado num momento de recuperação. V. Exª não vai assumir num momento de vôo de cruzeiro, mas num momento em que o Senado precisa se reencontrar.

     V. Exª foi eleito pelo Governo e pela oposição e sabe, inclusive, que eu pedi ao Senador Arthur Virgílio para que desse uma palavra aos seus companheiros de PSDB a fim de que, neste momento de transição, de reencontro do Senado, não houvesse uma disputa no plenário, para que pudéssemos fazer uma confraternização na sua posse, para que pudéssemos abrir um crédito de confiança à imagem que V. Exª desfruta diante de seus pares, de homem afável, racional, habilidoso do ponto de vista político e comprometido com o interesse público.

     O Rio Grande do Norte está, com certeza, orgulhoso de V. Exª. Agora, quem precisará estar orgulhoso de V. Exª daqui a um ano será a Nação brasileira. Para isso, V. Exª vai contar com a minha colaboração. Eu, que sou seu conterrâneo, como Rosalba também o é, vou trabalhar no sentido de ajudá-lo. Se me for permitida a oportunidade de dar um conselho, Garibaldi, eu quero lhe dizer que procure agir com isenção.

     V. Exª foi eleito por Governo e oposição, e V. Exª é Presidente de uma instituição.

     V. Exª é mais do que norte-rio-grandense, V. Exª é Presidente de uma instituição de um dos Poderes do Brasil. Procure dar legitimidade ao seu mandato, que já foi obtido pelo voto, com um desempenho à altura da expectativa do povo brasileiro. O que legitima a vitória não é a contagem dos votos, mas o desempenho do mandato. E o desempenho do mandato, que V. Exª ora inicia, vai depender - e o Brasil espera e também os seus pares - fundamentalmente da isenção e da altivez que V. Exª dê ao Poder Legislativo, ao Congresso Nacional, ao Senado da República.

     Não tergiverse com os compromissos que assinou a respeito da rotatividade das medidas provisórias. Não permita que os requerimentos de informação que os seus pares fazem chegar à Mesa Diretora demorem dois meses para que o Ministro responda. Isso pode estimular incompreensões dos seus pares e práticas inconvenientes daqueles que são demandados. Senador Gerson Camata, os cartões corporativos foram objeto de inquirição à Mesa e nunca tiveram qualquer tipo de resposta. E, porque não tiveram, Senador Garibaldi, é que até hoje se questiona onde está se gastando o dinheiro dos cartões corporativos. Isso e tantas outras demandas.

     Os vetos apostos pelo Presidente da República, se não forem apreciados pelo Congresso Nacional, significarão diminuição na dimensão do Congresso. O Congresso vota, o Presidente veta, e o Congresso se acocora. Esperamos que V. Exª recupere a dignidade do Congresso para que o aplauso que, hoje, venho à tribuna lhe destinar - e estou seguro de que também em nome do povo do Rio Grande do Norte -, daqui a um ano, seja o aplauso do Brasil.

     Que Deus lhe proteja! Conte com seu companheiro e seu amigo e vamos, juntos, melhorar a imagem do Congresso Nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2007 - Página 44986