Discurso durante a 229ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Luto do povo de Roraima pelo falecimento do Governador Ottomar Pinto.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Luto do povo de Roraima pelo falecimento do Governador Ottomar Pinto.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2007 - Página 44785
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, MORTE, OTTOMAR PINTO, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), OCORRENCIA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), LEITURA, NOTA OFICIAL, SECRETARIO, IMPRENSA, GOVERNO ESTADUAL.
  • HOMENAGEM POSTUMA, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), BRIGADEIRO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONCLAMAÇÃO, POPULAÇÃO, PROXIMIDADE, GESTÃO, VICE-GOVERNADOR.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumpro o dever doloroso de comunicar o falecimento do Governador do Estado de Roraima, Brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto, que estava governando o Estado pela quarta vez, reeleito, no ano passado, com 62% dos votos do eleitorado de Roraima.

Leio, Sr. Presidente, a nota oficial do Governo do Estado, nos seguintes termos:

Com pesar, cumpri-nos o dever de informar que o Governador de Roraima, Brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto, faleceu por volta das 13 horas (horário de Brasília), desta terça-feira, 11, no Instituto do Coração, em Brasília, em decorrência de problemas cardíacos, depois de sentir-se mal no hotel onde se hospedava.

O Governador encontrava-se em Brasília para reunião nesta tarde com o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em que trataria da transferência de terras da União para o Estado de Roraima - pleito bastante antigo do nosso Estado.

O Vice-Governador de Roraima, Anchieta Júnior, a Primeira Dama da Roraima Marluce Pinto e outros familiares do Governador viajaram no início da tarde para Brasília. A família que vai decidir sobre traslado do corpo, funeral e sepultamento em Boa Vista.

Boa Vista, 11 de dezembro de 2007.

Rui Oliveira Figueiredo

Secretário de Imprensa e Comunicação do Governo do Estado de Roraima.

Sr. Presidente, eu gostaria de fazer apenas um breve registro da biografia do Governador Ottomar Pinto.

Ottomar era oficial brigadeiro, primeiro Governador eleito do Estado de Roraima de 1991 a 1994, tendo governado Roraima quando ainda era Território.

Nasceu em 19 de janeiro de 1931, em Petrolina, Pernambuco, região banhada pelo rio São Francisco. Fez seus primeiros estudos primários e secundários em Petrolina, depois em Recife, de onde saiu para ingressar na Aeronáutica. Iniciou a carreira militar na Escola de Aviação Militar de Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, na condição de Cadete do Curso de Formação de Oficiais, saindo aspirante em 1952.

Em 1973, concluiu o curso de Estado Maior, no Rio, saindo coronel aos 42 anos de idade.

Era formado em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Medicina, Direito, Ciências Contábeis e Economia. Nos Estados Unidos, fez mestrado em transporte aéreo e pavimentação. No Brasil, fez MBA para executivos, políticas públicas e Governo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e ainda Direito da Economia e da Empresa, na Fundação Getúlio Vargas.

Quero, Sr. Presidente, ressaltar que o povo de Roraima está de luto pelo desaparecimento do Governador Ottomar. Como eu disse, trata-se de um homem que foi eleito com 62% dos votos dos roraimenses no ano passado. Portanto, o povo tinha por ele amor e a confiança de que S. Exª iria levar Roraima a destinos muito bons.

Nós, como partidários do Governador, queremos manifestar aqui o nosso pesar e dizer, principalmente à população de Roraima, que tenho certeza de que o Vice-Governador, pessoa bastante afinada com o Governador, juntamente com seus aliados, conduziremos o Estado de acordo com o pensamento do Governador. Nós discutimos muito durante a campanha e nesse primeiro tempo de Governo.

Então, registro, aqui, com pesar, o falecimento do Governador Ottomar de Sousa Pinto, ocorrido hoje em Brasília.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2007 - Página 44785