Discurso durante a 239ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a importância do turismo e a inserção do Estado do Amapá no setor nacional e internacional.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Considerações sobre a importância do turismo e a inserção do Estado do Amapá no setor nacional e internacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2007 - Página 46243
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, DIVULGAÇÃO, RESULTADO, PESQUISA, AMBITO INTERNACIONAL, INFERIORIDADE, CLASSIFICAÇÃO, BRASIL, RELAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESPECIFICAÇÃO, AUSTRALIA, SINGAPURA, ESPANHA, EFICACIA, EXPLORAÇÃO, TURISMO, DESCRIÇÃO, FATOR, AVALIAÇÃO.
  • REGISTRO, OPINIÃO, ESPECIALISTA, MOTIVO, CLASSIFICAÇÃO, BRASIL, INSUFICIENCIA, DIVULGAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL, DIFICULDADE, INGRESSO, TURISTA.
  • ANALISE, IMPORTANCIA, TURISMO, CRESCIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ATRAÇÃO, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, MELHORIA, QUALIDADE, EFICIENCIA, COMERCIO, CRIAÇÃO, EMPREGO, AUMENTO, RENDA, ARRECADAÇÃO, TRIBUTOS.
  • COMENTARIO, PUBLICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO (OMT), PESQUISA, DETALHAMENTO, DADOS, EXPECTATIVA, CRESCIMENTO, TURISMO, MUNDO, CRITICA, ORADOR, REDUÇÃO, NUMERO, TURISTA, NACIONALIDADE ESTRANGEIRA, BRASIL, DEFESA, INCENTIVO, AMPLIAÇÃO, INVESTIMENTO, SETOR, ATENDIMENTO, DEMANDA, AREA ECOLOGICA, BENEFICIO, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.
  • IMPORTANCIA, ESTADO DO AMAPA (AP), SUPERIORIDADE, INDICE, PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA, BIODIVERSIDADE, DIVERSIDADE, PATRIMONIO HISTORICO, ELOGIO, POPULAÇÃO, REGIÃO, QUALIDADE, RECEPÇÃO, TURISTA, INCENTIVO, MELHORAMENTO, INFRAESTRUTURA, PROMOÇÃO, SETOR, SUGESTÃO, ELEIÇÃO, RELAÇÃO, MONUMENTO, AMBITO ESTADUAL.

O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, “O Brasil é o terceiro país que pior explora seu potencial turístico”, afirma o jornal O Globo Online, em sua edição de 13 de novembro de 2007, baseado em pesquisa sobre exploração do “potencial turístico”, realizada pela Consultoria Futurebrand.

Austrália, Cingapura e Espanha são os primeiros colocados entre os países que sabem vender o potencial turístico, conforme a pesquisa citada, em que foram ouvidos os maiores especialistas do setor de turismo internacional, os quais levaram em consideração diversos fatores, como praias, belezas naturais, família, vida noturna, negócios e compras.

Além dos especialistas, pessoas com amplo conhecimento e experiência no setor, como escritores, editores, analistas, hoteleiros de várias partes do mundo, foram entrevistadas duas mil e seiscentas pessoas que viajam com freqüência; foram utilizados também dados de pesquisas quantitativas internacionais.

O Brasil não se promove bem, o Brasil não explora bem seu potencial turístico.

Especialistas acreditam que falta marketing à imagem do Brasil e existem dificuldades para a entrada de turistas, o que cria uma imagem negativa para o País.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, este é um dos temas da mais alta importância econômica e social e dos qual não podemos nos descuidar, pois sabemos que o turismo significa riqueza, significa melhoria das condições de vida das populações locais, significa cooperação, significa cultura, comunicação, abertura internacional e exportação de serviços.

Não podemos abrir mão dessa importante ferramenta de desenvolvimento social, cultural e econômico, pois o turismo é atualmente o primeiro setor de exportações do mundo e um importante elemento para a melhoria das contas externas dos países beneficiários.

As viagens nacionais e internacionais contribuem para atrair novos investimentos em infra-estrutura econômica e para elevar os padrões de qualidade e eficiência dos produtos locais, tornando a economia nacional mais aberta, mais competitiva e capaz de gerar mais renda, mais emprego e mais tributos, de maneira racional.

A Organização Mundial do Turismo (OMT), organismo das Nações Unidas especializado no setor e fórum mundial para debater as questões de políticas voltadas para o turismo, publicou recentemente estimativas bastante favoráveis de crescimento do turismo mundial, no horizonte de 2010 a 2020.

Apenas para o ano de 2007, por exemplo, as estimativas da OMT, referentes ao número de turistas internacionais, se situam entre 880 e 900 milhões de passageiros, em nível mundial. Ora, Senhoras e Senhores, não podemos admitir que o Brasil fique à margem dos benefícios desse segmento tão promissor da economia mundial!

As estimativas da OMT para o ano 2010, indicam que a Europa deverá receber cerca de 527 milhões de turistas; o Leste Asiático e o Pacífico, 195 milhões; as Américas, 190 milhões; a África, 47 milhões; o Oriente Médio, 36 milhões; e o Sul da Ásia, 11 milhões.

A taxa média de crescimento anual do turismo em todo o mundo, no período 1995 a 2020, está estimada em 4,1%. Nesse mesmo período, na África, a atividade deve crescer 5,5% ao ano; nas Américas, 3,8% ao ano; no Leste Asiático e Pacífico, 6,5% ao ano; na Europa, 3,1% ao ano; no Oriente Médio, 6,7% ao ano e no Sul da Ásia, 6,2% ao ano.

No Brasil, se tomarmos o período de 1990 a 2000, veremos que nosso País apresentou um crescimento médio anual de 17,2% no número de turistas, portanto, uma das mais elevadas taxas do mundo. Contudo, no período de 2000 a 2004, houve uma queda na média anual do número de turistas da ordem de 2,5%.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fiz questão de apresentar todos esses dados para que todos vejam, com clareza, o significado e a importância das atividades turísticas na moderna economia mundial e, de modo particular, na economia brasileira.

Esse fato é especialmente importante, Senhoras e Senhores, na medida em que a demanda mundial pelo turismo começa a se direcionar para novos segmentos, como o turismo ecológico. Essa tendência pode beneficiar muito o Brasil e a Região Amazônica, dotada de recursos naturais únicos em todo o mundo, que constituem a última grande reserva florestal do Planeta.

O Estado do Amapá, naturalmente, se destaca com um grande potencial turístico, por ser o Estado com maior índice de preservação da floresta amazônica.

O Amapá tem apenas 2% de sua área de 143 mil quilômetros quadrados desmatada, com mais de dois terços do seu território ocupado por florestas e mais de 23% de sua área protegida por unidades de conservação ambiental.

A exuberância da natureza pode ser observada pelo grande número de aves migratórias que utilizam o Amapá como local de pouso, pela diversidade biológica, em que despontam flamingos, tucanos, guarás, tartarugas marinhas e de rio, peixes-boi, tamanduás e outros animais que compõem a rica fauna da região.

São muitos os locais de interesse turístico existentes no Amapá. Gostaria aqui de destacar alguns desses locais que têm um atrativo especial.

Temos a Praia do Goiabal, cercada por manguezais e cerrado; a Serra do Navio; a Cachoeira de Santo Antônio, com uma queda d’água de 30 metros de altura e cercada de florestas e de uma série de lagos interligados, de grande beleza e facilidade para a pesca esportiva.

Ao norte de Macapá ocorre o fenômeno da Pororoca, que é o encontro das águas do Rio Araguari com o Oceano Atlântico, formando ondas de até cinco metros de altura e um grande barulho.

Curiaú é um quilombo, próximo de Macapá, que preserva a cultura africana, que lá chegou há mais de 200 anos.

O Porto de Santana tem uma localização estratégica e privilegiada, em termos de navegação universal. Além de uma localização excelente, Santana tem um calado de 16 metros, adequado para navios de grande porte, podendo se transformar, no futuro, em um grande terminal de embarque de grãos do nosso País.

Temos ainda o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a Fortaleza de São José, o Teatro das Bacabeiras e tantos outros lugares de grande atrativo turístico.

Mas o melhor de todos os atrativos turísticos de meu Estado é a hospitalidade e a generosidade do povo do Amapá, que sabe receber o turista, e que sabe fazer aquilo que os especialistas consideram o segredo do sucesso no segmento turístico: manter o turista satisfeito.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Estado do Amapá possui todas as condições para se tornar um importante pólo de turismo nacional e internacional, principalmente em função de suas belezas e atrativos naturais e da sua floresta preservada.

Precisamos apenas de mais investimentos na infra-estrutura econômica e de ações diretas para promover o turismo em nosso Estado.

Gostaria de relembrar que o Cristo Redentor foi recentemente eleito uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, a partir de uma eleição das Sete Maravilhas do Rio.

Dentro da idéia de promoção de turismo no Amapá, gostaria de sugerir que o Governo do Estado do Amapá promova uma eleição das Sete Maravilhas do Amapá, para que nosso Estado possa se inserir de forma favorável no setor de turismo nacional e internacional, e assim melhorar suas condições sociais e econômicas.

Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2007 - Página 46243