Discurso durante a 234ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre a tentativa de adiar a votação da CPMF.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRIBUTOS.:
  • Considerações sobre a tentativa de adiar a votação da CPMF.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2007 - Página 45495
Assunto
Outros > TRIBUTOS.
Indexação
  • RETIFICAÇÃO, PRONUNCIAMENTO, ORADOR, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, INICIATIVA, ROMERO JUCA, SENADOR, LIDER, GOVERNO, ADIAMENTO, VOTAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), REGISTRO, PROPOSTA, AUTORIA, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje não é meu dia com o Rio Grande do Sul: levo pancadas do Simon e, agora, novamente, sou vítima indireta do desentendimento do Paim com o jornalista gaúcho. Mas ele sabe muito o porquê e a intenção do meu pronunciamento. É tanto que comecei repetindo - e lamentei que o Mão Santa naquele momento estivesse ausente - uma frase que o Petrônio usava muito: “Só não muda quem não se dá o direito de pensar”.

     Mas eu queria fazer uma correção, Senador Paulo Paim: o Senador Romero Jucá, em nenhum momento, defendeu a prorrogação; a prorrogação foi defendida por Senadores do seu partido. Quando os Senadores do seu partido estavam defendendo a prorrogação, por doze horas ou por qualquer coisa, Romero gritava: “Vamos fazer agora”.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - É verdade.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Só isso que V. Exª agora disse. Não foi o Senador Romero Jucá; foram os companheiros do seu partido que tiveram uma conversa e, depois, fizeram o apelo ao Simon. Quero apenas deixar isso claro.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - O Senador Romero Jucá quis votar, disse para nós que era orientação do Planalto. Nós não queríamos votar.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - V. Exª falou no Líder Romero Jucá e quero, por justiça, porque está ausente, fazer esse reparo.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Para que não fique dúvida e para ajudar...

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Exatamente.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - O Senador Romero Jucá quis votar...

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Exato.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Nós é que não queríamos.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Exatamente.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - O Senador Romero Jucá disse o seguinte: a orientação é votar. Tentei fazer uma rebelião na bancada, mas não consegui...

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - É verdade.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - ... e se mantiveram.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - É verdade. O episódio que estou contando aqui, a que assisti, que me fez ir, talvez até erradamente, em defesa do Senador Pedro Simon, foi quando vi a maneira como se estava envolvendo o Senador Pedro Simon numa questão.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Puxando para retirar.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Que não era para discutir CPMF, mas para discussões que iriam descambar para outros rumos que não seriam bons nem para o Senado nem para o Senador.

     O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Mas V. Exª tem certeza de que a minha posição era para defender aqueles quatro pontos?

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Claro, entendi, tanto é que a minha preocupação foi com ele, quando foi escolhido para ser o mensageiro da prorrogação, quando cabia a qualquer líder da base. Mas foram buscar uma fera ferida, que, durante o dia, apanhara demais do partido que, naquele momento, o afagava.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2007 - Página 45495