Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio ao requerimento do Senador José Nery que propõe a instauração de uma comissão de senadores para buscar um entendimento entre o Executivo e o Bispo de Barra, Dom Luiz Flávio Cappio, sobre a transposição do Rio São Francisco.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Apoio ao requerimento do Senador José Nery que propõe a instauração de uma comissão de senadores para buscar um entendimento entre o Executivo e o Bispo de Barra, Dom Luiz Flávio Cappio, sobre a transposição do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2007 - Página 46007
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SESSÃO, ATOR, MEMBROS, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, ENTIDADE, IGREJA CATOLICA, CONVITE, DEPUTADO FEDERAL, JOSE NERY, SENADOR.
  • APOIO, REQUERIMENTO, AUTORIA, JOSE NERY, SENADOR, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO, SENADO, BUSCA, ENTENDIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, BISPO, GREVE, FOME, PROTESTO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.
  • REGISTRO, DECISÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ACOLHIMENTO, PARECER, MINISTRO, TRIBUNAIS SUPERIORES, MANUTENÇÃO, OBRAS, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, DEFESA, ORADOR, NECESSIDADE, ENTENDIMENTO, PARTES BENEFICIARIAS.
  • COMENTARIO, INTERESSE, CIRO GOMES, DEPUTADO FEDERAL, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DIALOGO, ENTENDIMENTO, BISPO.
  • SUGESTÃO, PRESIDENTE, SENADO, PRIORIDADE, APRECIAÇÃO, REQUERIMENTO, ORDEM DO DIA, ADVERTENCIA, ANTERIORIDADE, VOTAÇÃO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente Magno Malta, estamos, neste instante, recebendo no Senado Federal a visita da atriz Letícia Sabatella...

            O SR. PRESIDENTE (Magno Malta. Bloco/PR - ES) - A Mesa saúda, Senador Eduardo Suplicy, a atriz Letícia Sabatella e os atores.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - E o ator Osmar Prado.

            O SR. PRESIDENTE (Magno Malta. Bloco/PR - ES) - O meu amigo Osmar Prado e os membros do MST.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Os membros do MST e da Pastoral da Terra, que vieram acompanhados do Deputado Chico Alencar e do Senador José Nery.

            Conforme foi anunciado ontem, o Senador José Nery propôs, por meio de requerimento, que possa ser constituída uma comissão de cinco Senadores dos mais diversos partidos no sentido de procurar um entendimento entre o Governo do Presidente Lula, o Ministro da Integração Nacional, todas as áreas relacionadas ao assunto e Dom Luiz Flávio Cappio, o Bispo de Barra, que se encontra, de 22 para 23 dias, na Capela de São Francisco, em Sobradinho, em jejum e oração. 

            É fato que hoje, Sr. Presidente, o Supremo Tribunal Federal, acatando parecer do Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, por seis votos a três, resolveu que devem ser continuadas as obras de transposição, ou, conforme ontem me disse o Deputado Ciro Gomes, que foi Ministro da Integração Nacional, as obras de interligação das águas do rio São Francisco. 

            Todos estamos cientes de que aqui, ainda ontem, o Senador César Borges e outros falaram a respeito. Alguns são favoráveis a que não haja o projeto tal como anunciado, e outros são favoráveis. Dom Luiz Flávio Cappio está realizando essa ação de jejum e oração, que tem a solidariedade de Senadores da Bahia, como o Senador César Borges, que ontem se pronunciou. Mas todos nós gostaríamos de estar empenhados com o Senador José Nery, acatando a sua sugestão de promover um diálogo com o Presidente Lula, o Ministro Geddel Vieira e todos os responsáveis, para chegar a um entendimento.

            Ontem, ouvi por mais de uma hora o Deputado Ciro Gomes, que me explicou a sua intenção de realizar inclusive um diálogo com Dom Luiz Flávio Cappio ou com os movimentos interessados.

            Há inúmeras formas que poderão ser objeto de diálogo, quem sabe, por essa comissão proposta pelo Senador José Nery. E, tendo em vista a emergência e dada a decisão do Supremo Tribunal Federal, eu faria a sugestão, Sr. Presidente, de que, na Ordem do Dia, um dos primeiros itens seja a apreciação desse requerimento e que então, designados pelo Presidente Garibaldi Alves, os cinco Senadores propostos para estarem promovendo esse diálogo entre o Executivo e o movimento social Dom Luiz Flávio Cappio, inclusive o Deputado Chico Alencar, o Deputado Fernando Gabeira, Deputado Iran Barbosa, Deputado Adão Pretto e outros que muito se interessaram... Adão Pretto foi um dos que pediram que eu fosse lá, assim como João Pedro Stédile, José Celso Martinez Corrêa.

            Sabemos todos, a Letícia Sabatella esteve com Dom Luiz Flávio Cappio e transmitiu à população brasileira a importância de chegarmos a um entendimento para que possa ser salva a vida de Dom Luiz Flávio Cappio, que tanto representa, por sua história, para o povo que mora ao longo do rio São Francisco. É preciso um entendimento com o Presidente Lula, que tem solicitado ao Gilberto Carvalho, seu secretário pessoal, que mantenha o diálogo com a CNBB visando a esse entendimento. Mas, agora, chegamos possivelmente a um impasse. Se fosse possível...

            O SR. PRESIDENTE (Magno Malta. Bloco/PR - ES) - Senador Suplicy, esse requerimento foi votado ontem...

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Já foi votado! Então só falta a designação dos membros.

            O SR. PRESIDENTE (Magno Malta. Bloco/PR - ES) - É preciso que os Líderes façam as designações necessárias...

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Fica meu apelo aos Líderes para...

            O SR. PRESIDENTE (Magno Malta. Bloco/PR - ES) - A Mesa conclui que, estando V. Exª à frente desse movimento, visto que V. Exª é do mesmo partido do Presidente, da base do Governo e militante dos movimentos sociais e tendo uma história junto com o Presidente, certamente é a pessoa que tornará mais fácil esse processo.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Essa é uma atribuição da líder Ideli Salvatti.

            O SR. PRESIDENTE (Magno Malta. Bloco/PR - ES) - A Mesa recebe com muito carinho nosso querido ator Osmar Prado e a Letícia Sabatella, esses dois artistas magníficos do País em prol do Movimento dos Sem Terra.

            Só queremos celeridade, Senador Suplicy, e a Mesa tem resolvido a questão colocada por V. Ex.ª

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Se V. Exª puder ter a liberalidade de abrir a oportunidade para que Letícia Sabatella e Osmar Prado falem uma brevíssima mensagem, essa é uma atribuição do Presidente do Senado.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2007 - Página 46007