Discurso durante a 237ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Adverte que só uma decisão pessoal do presidente da república pode solucionar o impasse das obras de transposição do Rio São Francisco em favor do Bispo de Barra.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Adverte que só uma decisão pessoal do presidente da república pode solucionar o impasse das obras de transposição do Rio São Francisco em favor do Bispo de Barra.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2007 - Página 46009
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, MEMBROS, MOVIMENTO TRABALHISTA, SEM-TERRA, ATOR.
  • DEMONSTRAÇÃO, DESNECESSIDADE, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO, SENADO, SUGESTÃO, SENADOR, BANCADA, GOVERNO, TENTATIVA, ALTERAÇÃO, DECISÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, no momento em que, com maior prazer, registro a presença dos membros do Movimento dos Sem-Terra e dos atores brasileiros, quero, Senador Suplicy, dizer que, após a decisão da Justiça, só temos uma escapatória: uma decisão humana do Presidente da República. E, para isso, não precisa nenhuma comissão. Temos aqui Senadores como o Senador João Pedro, a Líder do Governo, que têm acesso ao Presidente a hora que querem. É ir lá e fazer um apelo, sem necessidade de constituição de comissão, sem burocracia.

            Pelo menos que o espírito do Natal comova o Presidente da República. Afinal de contas, estamos colocando em jogo interesses das empreiteiras e uma vida humana. Precisamos ser claros com relação a isso.

            Portanto, Senador Suplicy, V. Exª que foi a Sobradinho, que é determinado nessas questões, nós temos de saber que o caminho mais próximo entre dois pontos é uma reta. Assim, é ir imediatamente ao Presidente da República. Não adianta burocracia numa questão dessas, pois está em jogo uma vida. O Brasil todo acompanha isso, e V. Exªs não calcularam ainda as conseqüências que poderão gerar um ato dessa natureza.

Portanto, vamos ser práticos, vamos resolver a situação, e não jogá-la para a frente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2007 - Página 46009