Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do falecimento, ontem, em Cuiabá, do engenheiro-agrônomo Bento Machado Lobo.

Autor
Jonas Pinheiro (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do falecimento, ontem, em Cuiabá, do engenheiro-agrônomo Bento Machado Lobo.
Publicação
Publicação no DSF de 08/02/2008 - Página 921
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, AGRONOMO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ATUAÇÃO, SECRETARIO DE ESTADO, AGRICULTURA, PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, FUNDADOR, ASSOCIAÇÃO RURAL, FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA, VINCULAÇÃO, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL (CNA), DIREÇÃO, SERVIÇO SOCIAL RURAL (SSR), PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ATIVIDADE ASSISTENCIAL, FAMILIA, BAIXA RENDA, ZONA RURAL, SOLIDARIEDADE.

O SR. JONAS PINHEIRO (DEM - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu vou fazer um contraste com a festividade ora exaltada neste plenário

Faleceu ontem, de insuficiência cardíaca, em Cuiabá, aos 78 anos, o engenheiro-agrônomo Bento Machado Lobo.

Cuiabano, formado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, sempre exerceu as suas atividades profissionais e políticas em Mato Grosso.

Bento Lobo iniciou suas atividades profissionais nas Associações Rurais de Mato Grosso e foi o idealizador da Federação das Associações Rurais, entidade que, agrupando todas as associações rurais do Estado, daria mais força a cada uma delas, mais apoio e maior facilidade de reivindicação junto ao Poder Público.

Mais tarde, foi ele, Bento Lobo, também o responsável pela transformação daquela Federação das Associações dos Produtores Rurais em Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, sob a sigla de Famato, a qual veio obtendo a cada dia uma grande expressividade no cenário nacional daquele setor, sendo, hoje, uma entidade vinculada à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária - CNA.

A sua criação foi uma iniciativa de grande mérito para a agropecuária de Mato Grosso porque contribuiu para que os produtores rurais daquele Estado consolidassem a sua importante participação na formação do PIB do setor agropecuário nacional. Dr. Bento Lobo, seu idealizador e fundador, ocupou o cargo de Presidente da instituição desde a sua criação, em 1959.

Além dessa visão de unir para fortalecer, Dr. Bento atuou também no Serviço Social Rural, onde prestou assistência às famílias rurais de Mato Grosso, com a dedicação e a competência que lhe eram peculiares.

Em 1964, participou ativamente da criação do Serviço de Extensão Rural no Estado, quando, então, foi criada a Associação de Crédito e Assistência Rural - Acarmat, da qual, como não poderia deixar de ser, foi o seu primeiro dirigente, no cargo de secretário-executivo daquela entidade.

Mas, Bento Lobo, que veio consolidando, ao longo de sua vida profissional, a fama de excelente administrador, ocupou também o cargo de Secretário de Agricultura de Mato Grosso.

Em decorrência dessa sua habilidade administrativa, Bento Lobo acabou entrando para a política e, em 1969, assumiu o cargo de prefeito de Cuiabá, tendo promovido, naquele ano, as comemorações dos 250 anos de fundação daquela cidade, fato que constituiu um momento histórico e que foi marcante para os habitantes daquela cidade, ou seja, para os cuiabanos.

Em 1978, foi eleito Deputado Federal, justamente quando o Estado de Mato Grosso havia sido dividido em dois e se intensificavam nele as funções agropecuárias. Bento Lobo desenvolveu, então, em Brasília, um valioso trabalho político em favor do setor agropecuário, principalmente o de Mato Grosso.

O falecimento, agora, do engenheiro-agrônomo Bento Machado Lobo provocará uma lacuna entre as lideranças do setor agropecuário em Mato Grosso, pois, entre elas, ele ocupava um espaço considerável devido ao seu compromisso permanente e à sua incansável dedicação à defesa dos interesses do segmento produtivo e dos produtores rurais daquele Estado.

Assim, ao registrar, nesta tribuna, com profundo pesar, o falecimento do Dr. Bento Lobo, com quem tive a honra de trabalhar, desejo que se destaque, com toda a clareza, a valiosa contribuição técnica e política dada por aquele cidadão mato-grossense tanto aos produtores rurais de Mato Grosso quanto a toda a sua população.

Quero deixar aqui registrados, com meus votos de muito pesar, meus cumprimentos e minha solidariedade aos seus filhos, Rogério e Ronaldo, e também aos seus netos e parentes enlutados. Mas, de maneira especial, enviando a ela os meus respeitosos cumprimentos, quero destacar aqui a figura de Dona Marta, agora viúva, que, tendo conhecido Bento Lobo ao tempo em que ele era estudante na Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, com ele se casou e foi para Mato Grosso, terra que ela adotou como sua também e onde, por todos esses anos, acompanhou e incentivou o marido em toda a sua destacada carreira.

Portanto, Sr. Presidente, quero registrar o falecimento do inventor de homens que foi o Dr. Bento Machado Lobo. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/02/2008 - Página 921