Pronunciamento de Flexa Ribeiro em 14/02/2008
Questão de Ordem durante a 6ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação de inserção nos Anais de e-mail recebido do ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
- Autor
- Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
- Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Questão de Ordem
- Resumo por assunto
-
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.:
- Solicitação de inserção nos Anais de e-mail recebido do ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/02/2008 - Página 2087
- Assunto
- Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, INTERNET, AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESCLARECIMENTOS, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), AUSENCIA, UTILIZAÇÃO, FUNDOS PUBLICOS, COBERTURA, GASTOS PESSOAIS, PERIODO, GESTÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu pediria a V. Exª a minha inscrição para uma comunicação inadiável e...
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - V. Exª será chamado brevemente.
O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - ...e quero pedir a inserção nos Anais do Senado do e-mail que o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso enviou às 12 horas e 13 minutos para o Presidente do PSDB, Senador Sérgio Guerra, no qual garante jamais ter usado dinheiro público para pagar despesas pessoais.
O e-mail diz o seguinte:
Estimado Presidente e amigo:
Tendo sido veiculado pela mídia que setores do PSDB estariam preocupados com desdobramentos da CPI sobre os cartões corporativos ou outras formas de gasto público no período de meu governo e, em particular, despesas incorridas por mim ou por membros de minha família, desejo informar-lhe, e pedir que transmita a nossos companheiros, que não vejo motivos para qualquer preocupação nesse sentido.
Nem eu nem minha família jamais usamos recursos públicos para sufragar nossas despesas pessoais. Quanto aos gastos normais da máquina pública, inclusive no que diz respeito aos incorridos na manutenção dos palácios, nunca foram objeto de determinações específicas nossas. Se, eventualmente, não seguiram as regras e trâmites normais, é bom que isso seja identificado e esclarecido, para que os erros não se repitam.
As poucas despesas cuja publicidade pode afetar realmente a segurança das pessoas são submetidas aos órgãos de controle contábil do Governo, e, sob condição, não há razão para que o Congresso deixe de tomar conhecimento delas. Todas as demais podem ser investigadas sem maiores inconvenientes ou restrições, desde que não haja má-fé, predisposição para desmoralizar (...)
Sr. Presidente, solicito a inserção da correspondência do ex-Presidente Fernando Henrique, que demonstra que quem não quer a CPI dos cartões corporativos é o atual Governo. O e-mail do ex-Presidente Fernando Henrique ao Presidente Sérgio Guerra demonstra que pelo Governo do PSDB não há nenhuma restrição em se abrir todos os cartões corporativos em todos os momentos.
Obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e o §2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“E-mail do ex-Presidente FHC.”