Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo pela celeridade, na Câmara dos Deputados, da votação de projeto de S.Exa., que prevê que seja repetido em 2008 os mesmos índices de 2007 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Apelo pela celeridade, na Câmara dos Deputados, da votação de projeto de S.Exa., que prevê que seja repetido em 2008 os mesmos índices de 2007 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2008 - Página 2948
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • REITERAÇÃO, SOLICITAÇÃO, EXPEDITO JUNIOR, SENADOR, URGENCIA, TRAMITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, UNANIMIDADE, APROVAÇÃO, SENADO, OBJETIVO, MANUTENÇÃO, VALOR, FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICIPIOS (FPM), AUSENCIA, RENOVAÇÃO, CALCULO, MOTIVO, CENSO DEMOGRAFICO, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), CONCLUSÃO, PREFEITO, MANDATO, GARANTIA, RECURSOS, GOVERNO MUNICIPAL.

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria também, na mesma direção da fala do Senador Expedito Júnior, de fazer um apelo a V. Exª e à Câmara dos Deputados para que o Projeto nº 141 possa ser votado com urgência.

            O que aconteceu no ano passado? O IBGE refez o cálculo populacional de cidades do interior e refez também a forma de calcular a renda per capta das capitais. Isso acarretou, na prática, a queda da cota do FPM de diversos Municípios e de capitais, principalmente as capitais mais pobres, com agravante para o Estado de Roraima - Boa Vista -, para Tocantins - Palmas - e para Rondônia - Porto Velho.

            Então gostaria de fazer um apelo a V. Exª, porque o meu projeto, que já foi aprovado por unanimidade aqui no Senado, prevê que seja repetido em 2008 os mesmos índices de 2007 do FPM, exatamente para ninguém ganhar e ninguém perder, principalmente num ano que é eleitoral e o último sob a administração dos atuais prefeitos. Se houver uma queda drástica do FPM, os prefeitos terão que demitir por conta da legislação de responsabilidade fiscal.

            Então, Sr. Presidente Garibaldi, peço a V. Exª que priorize entre os projetos que foram escolhidos o Projeto nº 141, porque ele faz justiça a centenas de Municípios que estão vendo diminuído o seu FPM e, portanto, gerando uma situação insustentável de diminuição de recursos e de demissão de servidores com a conseqüente não prestação de serviços público.

            Apresentei esse projeto, que foi aprovado por unanimidade nesta Casa no fim do ano, mas infelizmente a Câmara não o votou em tempo hábil, senão o FPM não teria caído. Agora peço a V. Exª que priorize os entendimentos com a Câmara para votação desse projeto.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2008 - Página 2948