Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação ao Vice-Presidente da Bolívia, Sr. Alvaro Garcia Linera, em visita oficial ao Brasil.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA SOCIAL.:
  • Saudação ao Vice-Presidente da Bolívia, Sr. Alvaro Garcia Linera, em visita oficial ao Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2008 - Página 1681
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VISITA, SENADO, VICE-PRESIDENTE, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESPECIFICAÇÃO, SOLUÇÃO, CONFLITO, GOVERNADOR.
  • REITERAÇÃO, SUGESTÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, APROVEITAMENTO, RECURSOS, EXPLORAÇÃO, RECURSOS MINERAIS, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, RENDA MINIMA, CIDADANIA, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, COMENTARIO, CONSTITUIÇÃO ESTRANGEIRA, ATENDIMENTO, RENDA, TOTAL, IDOSO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, se me permite, gostaria de fazer, em nome do Partido dos Trabalhadores, uma saudação especial ao Vice-Presidente Álvaro García Linera.

            Tive a oportunidade de estar com V. Exª uma semana antes da posse do Presidente Evo Morales, em um hotel aqui em Brasília, onde tive um breve encontro com V. Exª e com o Presidente Evo Morales. Tive também a felicidade de estar presente na posse do Presidente e de V. Exª, logo na semana seguinte, em La Paz.

            Gostaria de ressaltar quão positivamente nós, brasileiros, estamos vendo os avanços do governo Evo Morales e de V. Exª e a extraordinária cooperação que V. Exª, como Vice-Presidente, tem prestado ao Presidente Evo Morales em todas as circunstâncias difíceis. Inclusive, recentemente, V. Exª dirimiu conflitos e divergências com os governadores das diversas regiões da Bolívia, que têm tido desavenças com o Governo da República da Bolívia.

            Caro Vice-Presidente Álvaro García Linera, gostaria de reiterar a sugestão que formulei no sentido de que possa a Bolívia aproveitar os recursos advindos da exploração de recursos naturais, tais como gás, petróleo, minérios e outros, para que comece, pioneiramente, a caminhar na direção de uma renda básica de cidadania. Recentemente, a Constituinte boliviana aprovou a renda dignidad, para todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, que passaram a ter o direito universal de receber uma renda. Isso pode ser visto como um passo na direção de que, em breve, possa a Bolívia também ter uma renda básica incondicional e universal para toda a sua população, para todos os seus habitantes. Eu, inclusive, me disponho a ajudar.

            Acabo de vir do Iraque, onde fui exatamente propor uma forma de democratizar e pacificar uma nação que se encontra há tanto tempo em guerra. Os membros da Assembléia Nacional do Iraque consideraram a proposta muito adequada, de bom senso. Então, quero reiterar a minha disposição junto ao Presidente Evo Morales e a V. Exª, que tem estudado essa matéria.

            Mais uma vez, cumprimento-o pelo extraordinário trabalho que tem feito para que a Bolívia se torne uma nação efetivamente justa e que a liberdade e a dignidade sejam garantidas, de fato, a todos os bolivianos.

            Meus parabéns!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2008 - Página 1681