Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sauda a decisão do Primeiro-Ministro da Austrália, Revin Rudd, de pedido formal de perdão aos aborígenes, por maus tratos seculares.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Sauda a decisão do Primeiro-Ministro da Austrália, Revin Rudd, de pedido formal de perdão aos aborígenes, por maus tratos seculares.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2008 - Página 1720
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • QUALIDADE, PRESIDENTE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, REGISTRO, DECISÃO, PRIMEIRO-MINISTRO, PAIS ESTRANGEIRO, AUSTRALIA, PEDIDO, PERDÃO, GRUPO ETNICO, COMUNIDADE INDIGENA, VITIMA, AGRESSÃO, PROCESSO, COLONIZAÇÃO, ELOGIO, INICIATIVA, COLABORAÇÃO, PAZ, MUNDO.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Com a permissão e a generosidade do Senador Paulo Duque, Sr. Presidente, quero, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores, fazer um registro histórico. O Senador Sibá Machado já tratou do assunto, mas é sobre fato relevante, que merece o respeito e a admiração de todo o mundo. Refiro-me ao pedido formal de perdão, feito ontem pelo Primeiro-Ministro da Austrália, Kevin Rudd, aos aborígenes, por maus tratos seculares.

            Esse é um gesto de humildade e, acima de tudo, um gesto muito positivo para o mundo de hoje, que vive cheio de conflitos.

            O alijamento histórico de uma raça, na Austrália, trouxe prejuízos, conseqüências, dores, e já há algum tempo, meu caro Presidente, os aborígenes reivindicavam pelo menos o direito do reconhecimento por parte do governo australiano de tudo aquilo que eles padeceram ao longo dos anos.

            O gesto espontâneo e a iniciativa do Primeiro-Ministro tem, meu caro Senador Paulo Duque, tem caráter histórico e, portanto, merece os aplausos do Senado brasileiro, meu caro Senador Suplicy.

            Sr. Presidente, faço esse registro em meu nome pessoal e espero estar interpretando também o pensamento desta Casa, ao solicitar a V. Exª que transmita às autoridades, e principalmente ao povo da Austrália por esse gesto magnânimo, os nossos aplausos, pois tenho a certeza de que será uma grande colaboração para a tão sonhada paz mundial.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2008 - Página 1720