Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A importância do Proantar - Programa Antártico Brasileiro.

Autor
Cristovam Buarque (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. POLITICA EXTERNA.:
  • A importância do Proantar - Programa Antártico Brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2008 - Página 2112
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • APOIO, PROGRAMA ANTARTICO BRASILEIRO (PROANTAR), ELOGIO, TRABALHO, FORÇAS ARMADAS, CONTRIBUIÇÃO, PESQUISA, BIODIVERSIDADE, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, BRASIL, PARTICIPAÇÃO, ANTARTIDA.

O SR. CRISTOVAM BUARQUE (PDT - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, como não foi possível o aparte ao Senador Casagrande porque falava pela liderança, pedi a palavra para dizer que concordo com a defesa do nosso programa brasileiro na Antártica.

É surpreendente quando a gente passa os dias aqui debatendo quase sempre as mesmas coisas relacionadas a escândalos e a problemas desse tipo e chega à Antártica e vê os cientistas brasileiros no frio, vê o trabalho da Marinha, da Aeronáutica, do Exército, colocando o Brasil na ponta em pesquisas em relação a tantas áreas diferentes.

O Brasil é um dos exemplos no mundo inteiro em relação às pesquisas feitas na Antártica. Não são pesquisas sobre a Antártica, são feitas lá, sobre o clima, sobre a camada de ozônio, sobre biologia, sobre cadeia alimentar. Fico orgulhoso de ser brasileiro, quando vejo o trabalho das nossas Forças Armadas naquele continente gelado.

Não tive a oportunidade de ficar seis dias como o Senador Casagrande, também não passei pelo sofrimento dele, mas, na segunda vez que fui lá - na primeira, não consegui chegar porque o avião não pôde pousar -, pude conhecer o trabalho ali desenvolvido e sentir orgulho como brasileiro. E estou feliz de saber que o Congresso está dando todo o apoio com as emendas de Parlamentares.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2008 - Página 2112