Pronunciamento de Serys Slhessarenko em 26/02/2008
Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da realização, na semana passada, do Fórum Internacional de Mudanças Climáticas.
- Autor
- Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
- Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
- Registro da realização, na semana passada, do Fórum Internacional de Mudanças Climáticas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/02/2008 - Página 3649
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
- Indexação
-
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, BRASIL, CONGRESSO, AMBITO INTERNACIONAL, DEBATE, ALTERAÇÃO, CLIMA, MUNDO, PRESENÇA, CONGRESSISTA, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CANADA, ITALIA, FRANÇA, RUSSIA, JAPÃO, ALEMANHA, CHINA, INDIA, MEXICO, AFRICA DO SUL, CONGO, CAMARÕES, GANA, OBJETIVO, ELABORAÇÃO, DOCUMENTO, ENCAMINHAMENTO, REUNIÃO, REPRESENTANTE, PAIS INDUSTRIALIZADO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO.
- COMENTARIO, PROPOSTA, CONGRESSO, DEBATE, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO, DESMATAMENTO, CREDITOS, GAS CARBONICO, COMPLEMENTAÇÃO, PROTOCOLO, COMPROMISSO, REDUÇÃO, EMISSÃO, POLUIÇÃO, ATMOSFERA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
- REGISTRO, RECEBIMENTO, MENSAGEM (MSG), INTERNET, CONTINENTE, EUROPA, SAUDAÇÃO, POSIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, DEFESA, MEIO AMBIENTE.
A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na semana passada, realizou-se no Brasil um fórum internacional de Parlamentares para discutir a questão das mudanças climáticas (Fórum Internacional de Mudanças Climáticas). Compareceram Senadores e Deputados dos Estados Unidos, do Canadá, da Itália, da França, da Rússia, do Japão, da Alemanha, da China, da Índia, do México, da África do Sul e, evidentemente, do Brasil, onde o evento se realizou. Estiveram presentes Parlamentares - Senadores e Deputados - de todos esses países e de outros países convidados. Os que aqui citei são membros do chamado G8+5. Compareceram, ainda, Parlamentares do Congo, da República Africana, de Camarões, de Gana, constituindo um grupo de discussão sobre a questão das mudanças climáticas com vistas a oferecer um documento especialmente para a reunião da cúpula, que se realizará no Japão, em julho deste ano.
Por que elaborar esse documento? Trata-se de um documento que deve trazer no seu bojo questões que vão além daquelas que hoje estão tratadas no Protocolo de Kyoto. Quais seriam essas questões, principalmente? Temos aí os biocombustíveis, temos a questão do desmatamento evitado, a do comércio de carbono, questões essas que não compõem hoje o chamado Protocolo de Kyoto.
Em 2012, precisaremos ter a continuidade do Protocolo de Kyoto, que termina nessa época. Por isso, precisaremos definir, além daquilo que já está assegurado hoje no Protocolo, outras questões fundamentais, da maior relevância, para a proteção do Planeta Terra, como essas que eu aqui citei.
Realmente foram discussões polêmicas. Tivemos lá debatedores da maior envergadura, dos países que citei e especialmente do Brasil. O papel de destaque que lá tivemos foi o da nossa Ministra, Senadora Marina Silva. A fala dela, no debate de que participou, chamou a atenção do mundo e dos Parlamentares que estavam lá presentes, dada a certeza, a convicção, a determinação da nossa Ministra nas questões que lá colocou.
A Ministra impressionou realmente, não só pela sua postura política com relação à questão das mudanças climáticas, mas também com relação às ações que vêm sendo implementadas pelo Governo brasileiro.
O Presidente Lula lá esteve presente. Sua fala durou em torno de cinqüenta minutos e foi de um brilho imenso. Ainda hoje recebemos vários e-mails da Europa, saudando o Presidente pela sua postura e saudando também a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva pelas colocações que fez nesse grande fórum internacional de Parlamentares.
Faço hoje aqui apenas uma introdução do que lá foi discutido, porque eu preciso de muito mais tempo para falar daquilo que realmente foi...
(Interrupção do som.)
A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Sr. Presidente, peço-lhe um minuto, por favor, para encerrar.
Eu dizia aqui que nós precisamos de mais tempo nesta tribuna para falar das discussões que foram aprofundadas com vistas ao pós-Kyoto, ao que se venha chamar de Kyoto 2 ou do nome que se queira dar, mas que virá, em 2012, com relação à proteção do meio ambiente.
Muito obrigada, Sr. Presidente.