Fala da Presidência durante a 15ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem ao Dia Nacional do Aposentado.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Homenagem ao Dia Nacional do Aposentado.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2008 - Página 3583
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, APOSENTADO, CUMPRIMENTO, REQUERIMENTO, PAULO PAIM, SENADOR.
  • CONVITE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), PAULO PAIM, SENADOR, PRESIDENTE, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, REPRESENTANTE, SERVIDOR, SENADO, APOSENTADO, COMPOSIÇÃO, MESA DIRETORA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PAULO PAIM, SENADOR, FAVORECIMENTO, APOSENTADO, MOBILIZAÇÃO, SENADO, VALORIZAÇÃO, PROVENTOS, APOSENTADORIA.
  • EXPECTATIVA, EXIBIÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, DISCURSO, SENADOR, SUGESTÃO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, PREVIDENCIA SOCIAL.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            A presente sessão especial destina-se a homenagear o Dia Nacional do Aposentado, de acordo com o Requerimento nº 4, de 2008, de autoria do Senador Paulo Paim e outros Srs. Senadores.

            Convido para tomar assento à mesa dos nossos trabalhos o Exmº Sr. Ministro da Previdência Social, Dr. Luiz Marinho. (Palmas.)

            Convido o autor do requerimento, Senador Paulo Paim. (Palmas.)

            Convido o Presidente do Instituto Mosap, Edison Guilherme Haubert. (Palmas.)

            Convido o Sr. Benedito Marcílio, Presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas - Cobap. (Palmas.)

            Convido o Sr. Nísio Tostes, representando os aposentados desta Casa, o Senado Federal. (Palmas.)

            Antes de passar a palavra aos oradores designados pela liderança dos Partidos com assento nesta Casa que irão homenagear o Dia dos Aposentados, comemorado em 24 de janeiro e agora celebrado pelo Senado Federal, quero dizer da minha satisfação de presidir esta sessão e de estar aqui ao lado deste Senador que tem sido infatigável, que se tem mostrado de uma obstinação sem par, o Senador Paulo Paim (Palmas), o maior incentivador dessa luta em favor dos aposentados, em favor de uma política de previdência social que contemple melhor aqueles que são os aposentados de nosso País.

            Quero, ao mesmo tempo em que digo da nossa satisfação, reafirmar a disposição e a vontade dos Senadores com assento nesta Casa de melhorarem os mecanismos de controle da Previdência Social, adotando políticas públicas que efetivamente recuperem o poder de compra do salário mínimo, o que, reconheçamos, está sendo feito. Não é a ideal, mas está sendo feita uma política de recuperação do salário mínimo. Mas está chegando a hora de se fazer também uma política de recuperação dos benefícios dos aposentados. (Palmas)

            Estou presente aqui, ao lado do Ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, que é consciente dessa necessidade dos aposentados e dessa defasagem que existe hoje entre a política de recuperação do salário mínimo e a política de recuperação dos proventos dos aposentados. O Ministro, mais do que ninguém, tem-se dedicado a fazer com que possamos ter finalmente uma política que venha a possibilitar isso que seria um grande passo para que o nosso País tivesse uma política social e pudéssemos dizer que é um país justo na hora em que pudéssemos dar aos aposentados o que eles merecem. Dar a César o que é de César, dar aos aposentados o que merecem os aposentados.(Palmas)

            Mas nós sabemos que, entre o discurso e a prática, às vezes, temos uma dificuldade muito grande, dificuldade essa que só poderá ser superada se nós não perdermos essa capacidade de indignação com a situação dos aposentados, mas também de mobilização como os senhores estão fazendo e também uma capacidade de diálogo que não venha exigir realmente do Governo aquilo que ele não possa conceder.

            Vejo, portanto, uma oportunidade que nos dá o Senador Paulo Paim de ouvir aqui oradores que certamente trarão sugestões, trarão informações, até porque, quanto maior for a expectativa de vida do trabalhador, paradoxalmente, maior será a sua perda. Então que possamos ter aqui uma discussão amadurecida a respeito dessa situação. Um país que cresce como o nosso, um país que vem tendo agora expectativas de crescimento ainda maior, se Deus quiser, um país que está tomando esse rumo não pode deixar para trás aqueles que tanto contribuíram, aqueles que tanto lutaram para que a realidade de hoje fosse uma realidade muito melhor que a de ontem. (Palmas.)

            Senhoras e senhores aqui presentes, meu caro Ministro Luiz Marinho, dizem que às vezes não é bom olhar para trás. Mas está na hora de este País olhar para trás e ver que lá ficaram os aposentados, aqueles que tanto contribuíram para o progresso deste Brasil. (Palmas)

            Muito obrigado pela presença de todos os senhores e senhoras que aqui vieram.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2008 - Página 3583