Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição, nos Anais do Senado, do artigo intitulado "Bolsa-eletrodoméstico", de autoria do jornalista Ali Kamel, publicado no jornal O Globo.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Transcrição, nos Anais do Senado, do artigo intitulado "Bolsa-eletrodoméstico", de autoria do jornalista Ali Kamel, publicado no jornal O Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2008 - Página 4700
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CRITICA, DESVIO, OBJETIVO, BOLSA FAMILIA, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, AQUISIÇÃO, APARELHO ELETRODOMESTICO, APREENSÃO, AUSENCIA, INCENTIVO, TRABALHO, EDUCAÇÃO.

O SR ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ao lançar o Bolsa-Família, no início de 2003, o Governo Lula anunciou que seu objetivo era o combate à fome. O Presidente chegou a mencionar que o brasileiro teria três refeições por dia.

Ninguém contra. Programas assim são necessários, desde que transitórios. Transitórios, sim, porque não asseguram futuro a ninguém.

Ontem, em O Globo, o jornalista Ali Kamel mostra, com base em dados do IBGE, que os recursos do Bolsa-Família “têm ajudado os beneficiários a comprar eletrodomésticos; nada de feijão, arroz e carne. O que tem sido comprado são equipamentos domésticos, como geladeira, microondas, lavadoras, liquidificador, forno elétrico, televisores e DVD.”

Observa o articulista que a continuidade do programa, sem investimentos públicos na educação e na geração de empregos, “condenará as crianças de hoje a depender, como seus pais, do Bolsa-Família, para ter eletrodomésticos. Já investimentos maciços em Educação fariam delas seres independentes, produtivos, indispensáveis para chegarmos ao bom futuro.”

Pela sua oportunidade, estou anexando o texto de Kamel a este pronunciamento para que passe a constar dos Anais do Senado da República.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Bolsa-eletrodoméstico”, O Globo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2008 - Página 4700