Pronunciamento de Mão Santa em 27/02/2008
Fala da Presidência durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Saúda a decisão do Papa Bento XVI que autorizou que Floriano, no Piauí, passe a ser sede de bispado.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Saúda a decisão do Papa Bento XVI que autorizou que Floriano, no Piauí, passe a ser sede de bispado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/02/2008 - Página 3844
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- AGRADECIMENTO, PAPA, CRIAÇÃO, DIOCESE, IGREJA CATOLICA, MUNICIPIO, FLORIANO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), IMPORTANCIA, RELIGIÃO, COMBATE, VIOLENCIA.
- ELOGIO, FESTA, FERIADO RELIGIOSO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MUNICIPIO, OEIRAS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Queremos somar às palavras de V. Exª um sentimento de pesar. No Senado de Roma, Cícero, uma vez, disse: Pares cum paribus facillime congregantur, que significa “a violência gera violência”. Isso é o que ocorre no nosso País. Eu lembraria aos Governantes do Brasil, a Sua Excelência Presidente Luiz Inácio, à própria Ana Júlia Carepa e a todos, que Norberto Bobbio, teórico e político, Senador vitalício da Itália, disse que o mínimo que tem que ser exigido de um governo é a segurança à vida, à liberdade e à propriedade. Desejamos que isso ocorra no Brasil.
Durante o meu período aqui, vi o esforço do Senado em audiências públicas, mas o que mais me impressionou, Senador José Nery, foi o depoimento de um jornalista do Rio de Janeiro. Ele disse que, como freqüentava as favelas, as conhecia. E ele dizia ainda que muitos davam sugestões para diminuir a violência, mas o que ele constatou é que onde havia uma Igreja, havia paz, não havia violência.
O Brasil precisa é de Deus!
Agradeço a Deus e ao Papa Bento XVI, que o representa aqui no nosso mundo e que acaba de autorizar que a nossa ex-capital, Floriano, por três décadas capital do Piauí, passe a ser sede de bispado.
E o povo de Oeiras traduz os melhores princípios cristãos do nosso Estado do Piauí. Lá, sem dúvida nenhuma, na Semana Santa, revivem-se os momentos do Calvário de Cristo. Lá e, talvez, no Norte e no Nordeste, revive-se até aquela procissão do fogaréu: só os homens vão à procissão, munidos de uma vela, de uma lamparina, iluminando e revivendo as dificuldades do nascer do Cristianismo.
Agradecemos ao Papa Bento XVI o reconhecimento de Floriano, essa primeira capital do Piauí, cujas famílias representam o melhor de nossa cristandade.