Fala da Presidência durante a 15ª Sessão Especial, no Senado Federal

Esclarece que não há entendimento sobre a ordem de criação das CPIs e espera colaboração das lideranças.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Esclarece que não há entendimento sobre a ordem de criação das CPIs e espera colaboração das lideranças.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2008 - Página 3665
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, ENTENDIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), APREENSÃO, EXCESSO, REQUERIMENTO, IMPOSSIBILIDADE, SIMULTANEIDADE, FUNCIONAMENTO, COMISSÃO, NECESSIDADE, ACORDO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, DEFINIÇÃO, CRITERIOS, ABERTURA, INQUERITO.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Respondo a V. Exª, Senador Mário Couto, dizendo que abordamos hoje esse problema na reunião de Líderes, mas não chegamos a um consenso a respeito de como fazer funcionar as CPIs requeridas, que, no caso, são cinco. Todavia, nenhuma delas ainda foi lida. Já agora foi solicitada a CPI dos cartões corporativos.

            V. Exª há de entender que é preciso haver um consenso das Lideranças, porque são elas que vão indicar os membros dessas CPIs. V. Exª há de compreender também que cinco CPIs não podem funcionar simultaneamente. Algum critério haverá de ser estabelecido para que esta Casa possa compatibilizar o funcionamento das CPIs e o seu próprio funcionamento. A verdade é essa.

            V. Exª, inclusive, pelo fator tempo, foi o primeiro signatário da segunda CPI. Da primeira CPI foi o Senador Romeu Tuma; V. Exª foi da segunda. Mas não houve ainda um consenso.

            V. Exª também há de me dar razão quanto ao fato de que não posso resolver uma questão dessa natureza sem contar com o apoio das Lideranças, para que tudo isso funcione a contento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2008 - Página 3665