Discurso durante a 15ª Sessão Especial, no Senado Federal

Registra o assassinato do presidente da associação de moradores no município de Lábrea - AM.

Autor
João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Registra o assassinato do presidente da associação de moradores no município de Lábrea - AM.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2008 - Página 3667
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, HOMICIDIO, LIDER, ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL, MORADOR, MUNICIPIO, LABREA (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), MOTIVO, RESISTENCIA, CRIME, EXPLORAÇÃO, MADEIRA, SOLICITAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, AUMENTO, CORPORAÇÃO MILITAR, ANUNCIO, INFORMAÇÃO, SITUAÇÃO, VIOLENCIA, REGIÃO, SECRETARIA, DIREITOS HUMANOS, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, EXPECTATIVA, PROVIDENCIA.

            O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei rápido, Sr. Presidente, até para manter o quórum para a votação que precisamos fazer.

            Não poderia deixar de registrar, com muito pesar, que, neste final de semana, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, houve mais um assassinato no Sul do Amazonas. No Município de Lábria, no ramal Jequitibá, o presidente da associação de moradores deste ramal, formado por populações tradicionais, Francisco da Silva, de 53 anos, casado, foi assassinado com um tiro na testa, justamente porque as populações tradicionais resistem à exploração criminosa da madeira. Essa região do Sul do Amazonas é de floresta. Essa é a segunda liderança assassinada nestes últimos dois anos. O Sr. Gedeão foi assassinado em janeiro de 2006; agora, outro líder assassinado.

            Espero que o Governo do Estado remeta para a região uma força policial. Vou participar mais este assassinato à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

            Enfim, neste meu registro, lamento e repudio a violência. Espero que providências sejam tomadas para evitar o assassinato das lideranças das populações tradicionais do Sul do Amazonas, no Sul do meu Estado, precisamente no Município de Lábria.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2008 - Página 3667