Discurso durante a 18ª Sessão Especial, no Senado Federal

Convite da Comissão de Relações Exteriores para a vinda ao Senado da Senadora Piedad Córdoba, que tem se empenhado para que haja entendimento entre o governo colombiano de Álvaro Uribe e as Farc e possa haver a libertação dos reféns.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Convite da Comissão de Relações Exteriores para a vinda ao Senado da Senadora Piedad Córdoba, que tem se empenhado para que haja entendimento entre o governo colombiano de Álvaro Uribe e as Farc e possa haver a libertação dos reféns.
Publicação
Publicação no DSF de 29/02/2008 - Página 4018
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, REQUERIMENTO, CONVITE, VISITA, SENADO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, ESCLARECIMENTOS, LUTA, LIBERDADE, REFEM, SEQUESTRO, GRUPO, GUERRILHA, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, BUSCA, ENTENDIMENTO, GOVERNO ESTRANGEIRO.
  • COMENTARIO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, FRANÇA, APREENSÃO, SITUAÇÃO, PRISÃO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PRECARIEDADE, SAUDE, ANUNCIO, VISITA, REGIÃO, FRONTEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, VENEZUELA, AUXILIO, RESGATE.
  • DEFESA, EMPENHO, SENADOR, COLABORAÇÃO, ESFORÇO, AMERICA LATINA.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, sobre o assunto do Senador Gerson Camata, se o Líder Valdir Raupp me permite, eu gostaria de uma breve informação. Hoje, na Comissão de Relações Exteriores, diversos Senadores apresentaram um requerimento que o Presidente Heráclito Fortes e o Vice-Presidente e Presidente em exercício Eduardo Azeredo acharam por bem que seja apreciado e votado na próxima semana. Praticamente todos os Senadores, pelo menos doze presentes, assinaram no sentido de que seja convidada para vir ao Senado brasileiro, à Comissão de Relações Exteriores, a Senadora Piedad Córdoba, que tem se empenhado para que haja esse entendimento entre o Governo Álvaro Uribe e as Farc e possa haver a libertação de um número cada vez maior de reféns até que se chegue a um entendimento completo.

     O Presidente Sarkozy, da França, muito empenhado na libertação da ex-candidata a Presidente da Colômbia, Senadora Ingrid Betancourt, cujo estado de saúde, segundo os que foram libertados ontem, está muito frágil, mencionou no dia de hoje que se trata de uma questão de vida ou de morte para a França. Inclusive ele quer ir à fronteira entre a Colômbia e a Venezuela para ajudar no resgate e na libertação da Srª Ingrid Betancourt.

     Quero aqui, com o mesmo espírito que o Senador Gerson Camata expressou, transmitir que se trata de uma questão de esforço, de empenho de natureza humanitária, de natureza política, visando a democratização de todos os países das Américas; que possa haver, o quanto antes, a superação dos problemas, inclusive desses seqüestros.

     Será muito bom se nós, Senadores, pudermos colaborar com isso - e esse é o sentido da sugestão do convite à Senadora Piedad Córdoba -, para que ela possa aqui nos dar uma explicação desse esforço que faz. Por outro lado, os próprios Senadores, o Senador Heráclito Fortes mencionou a possibilidade de alguns de nós irmos eventualmente à Colômbia, mas obviamente isso requer o convite, o contato, o diálogo prévio.

     Enfim, eu gostaria de informar ao próprio Senador Gerson Camata que avalio a necessidade de um empenho de todos nós para colaborar com esse esforço, que é inclusive do próprio Presidente Sarkozy, da França, para que Ingrid Betancourt, o quanto antes, seja libertada, aliás, que todos sejam libertados.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/02/2008 - Página 4018