Discurso durante a 18ª Sessão Especial, no Senado Federal

Compreende a grave decisão tomada pela Bancada do PSDB de se retirar da Comissão Mista de Orçamento, a qual é um foco de grande preocupação para o Legislativo e o país.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO.:
  • Compreende a grave decisão tomada pela Bancada do PSDB de se retirar da Comissão Mista de Orçamento, a qual é um foco de grande preocupação para o Legislativo e o país.
Publicação
Publicação no DSF de 29/02/2008 - Página 4021
Assunto
Outros > ORÇAMENTO.
Indexação
  • COMENTARIO, DECISÃO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), RETIRADA, MEMBROS, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO.
  • REGISTRO, ANTERIORIDADE, TENTATIVA, PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO, REFORMULAÇÃO, METODOLOGIA, ELABORAÇÃO, ORÇAMENTO, REJEIÇÃO, PROPOSTA, AUTORIA, ORADOR, EXTINÇÃO, COMISSÃO MISTA, TRANSFERENCIA, EXAME, PROJETO DE LEI ORÇAMENTARIA, COMISSÃO PERMANENTE.

     O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a decisão que a Bancada do PSDB toma, sob a liderança do eminente Senador Arthur Virgílio, é muito grave, mas eu a compreendo.

     Quando o Senador Renan Calheiros presidia o Congresso Nacional, ano retrasado, ele designou uma comissão para fazer um estudo com vistas à revisão daquela Comissão de Orçamento. Eu pedi para fazer parte dessa comissão e fui designado como um dos seus membros. Lá chegando, na primeira reunião dessa comissão, propus - fui para lá com essa finalidade - que a Comissão de Orçamento fosse de fato extinta e a matéria orçamentária fosse distribuída pelas comissões temáticas tanto da Câmara como do Senado. Para ser sincero, fui quase linchado. A idéia foi rechaçada, porque então era considerada uma idéia absurda.

     Vejo já tramitar nesta Casa esse assunto, essa proposta. Estou aqui apenas considerando que, apesar de ser grave a decisão do PSDB, eu a compreendo perfeitamente, porque aquilo ali, de fato, como é usual se dizer aqui ultimamente, é um foco de grande preocupação e pode envolver a Câmara, o Senado e o Congresso Nacional em uma grande confusão, mais uma vez, neste País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/02/2008 - Página 4021