Discurso durante a 18ª Sessão Especial, no Senado Federal

Questiona o Senador Arthur Virgílio, líder do PSDB, sobre o anunciado recomeço da obstrução parlamentar, dificultando os trabalhos do Congresso Nacional.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Questiona o Senador Arthur Virgílio, líder do PSDB, sobre o anunciado recomeço da obstrução parlamentar, dificultando os trabalhos do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 29/02/2008 - Página 4021
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, RETORNO, ORADOR, VIAGEM, PAIS ESTRANGEIRO, EQUADOR, RECEBIMENTO, INFORMAÇÃO, ACORDO, BANCADA, GOVERNO, OPOSIÇÃO, ESCOLHA, PRESIDENTE, RELATOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO, MANIFESTAÇÃO, APOIO.
  • QUESTIONAMENTO, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ANUNCIO, RENOVAÇÃO, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, MOTIVO, IRREGULARIDADE, ELABORAÇÃO, ORÇAMENTO, OPINIÃO, ORADOR, PREJUIZO, INTERESSE PUBLICO.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, permita-me perguntar ao Senador Arthur Virgílio e aos Srs. Senadores... Fiz uma viagem, a convite da Assembléia Constituinte do Equador e da Universidade Andina Simon Bolívar, para expor contribuições sobre o que nós, constituintes brasileiros, e o Parlamento brasileiro temos para interagir com a Assembléia Constituinte do Equador. E tive a impressão de que, ontem, havia ocorrido um entendimento entre a Oposição e a Base de Governo no Senado, anunciado hoje na imprensa, segundo o qual a Senadora Marisa Serrano teria sido indicada, de comum acordo, para presidir a CPI Mista sobre os cartões corporativos e o Deputado Luiz Sérgio seria o Relator. Então, os trabalhos hoje iriam fluir naturalmente. Senadores me dizem que, ontem, houve, de fato, um entendimento, mas eis que o PSDB anuncia nova obstrução.

     Então, eu fico, sinceramente, pensando: será que, desta maneira, nós só vamos, de obstrução em obstrução, dificultando os trabalhos do Congresso e, especialmente, os do Senado? Será que o espírito daqueles... Eu quero dizer ao Senador Arthur Virgílio... Eu, por exemplo, transmiti ao Senador Tião Viana, à Senadora Ideli Salvatti, ao Senador Valdir Raupp e ao Senador Romero Jucá que fui favorável a que se chegasse a um entendimento.

     Eu estava certo de que poderíamos avançar. E eis que noto que a obstrução recomeça. Então, será que o PSDB vai recomeçar a obstrução a cada momento, a cada passo, por cada coisa que se passa? É a pergunta que faço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/02/2008 - Página 4021