Discurso durante a 28ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da inauguração, na sexta-feira dia 14 de março, do novo bloco de saúde do CEFET, em Roraima.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO PROFISSIONALIZANTE. :
  • Registro da inauguração, na sexta-feira dia 14 de março, do novo bloco de saúde do CEFET, em Roraima.
Aparteantes
Sibá Machado.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/2008 - Página 5421
Assunto
Outros > ENSINO PROFISSIONALIZANTE.
Indexação
  • ANUNCIO, INAUGURAÇÃO, PREDIO, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA (CEFET), DESTINAÇÃO, SAUDE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ELOGIO, QUALIDADE, INSTALAÇÃO, COMENTARIO, NECESSIDADE, ADAPTAÇÃO, EXIGENCIA, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), VIABILIDADE, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO, PROMOÇÃO, QUALIDADE DE VIDA, REGIÃO.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, DEFESA, DESTINAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, ESCOLA TECNICA.
  • DEBATE, NECESSIDADE, MERCADO DE TRABALHO, AMBITO NACIONAL, TRABALHADOR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, CURSO TECNICO, ELOGIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AMPLIAÇÃO, NUMERO, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA (CEFET), ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, SECRETARIO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), BENEFICIO, ESCOLA TECNICA.
  • COMENTARIO, BUSCA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), CUMPRIMENTO, EXIGENCIA, LEGISLAÇÃO, DIRETRIZES E BASES, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO SUPERIOR, PROFESSOR, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MEDIO.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje vou aproveitar meu discurso para registrar a inauguração, na sexta-feira, 14 de março, do novo bloco de saúde do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima, o Cefet, no meu Estado.

Desde o início do meu mandato, tenho destinado à educação grande parte das minhas emendas parlamentares ao Orçamento. Em 2007, destinei meio milhão de reais para a construção deste novo bloco que dará mais conforto e qualidade de ensino aos alunos dos cursos técnicos nas áreas de saúde. Lá existe curso de técnico em análises clínicas, técnico em enfermagem, técnico em segurança do trabalho, técnico em radiologia e um curso superior de gestão hospitalar, fruto também de uma emenda parlamentar minha do ano de 2003. Todos os anos faço questão de destinar uma parte dos meus recursos para o Cefet.

Já estive nas instalações desse novo bloco de saúde. A instalação é ampla, os laboratórios são bons, estão bem equipados e preparados para dar uma boa formação para a minha gente de Roraima. Com uma boa formação na área de saúde, as pessoas melhorarão sua qualidade de vida e a qualidade da saúde do meu Estado porque teremos pessoas mais qualificadas trabalhando nessa área.

Esse novo bloco, além de atender as necessidades dos alunos da saúde, também vai ter uma espécie de ambulatório e laboratório que atenderão as pessoas da comunidade em volta do Cefet, com exames de laboratório e atendimentos de saúde. Todavia, para a execução dessa parte temos que fazer adequações às exigências da Anvisa.

No Brasil faltam profissionais com formação técnica. A duração dos cursos técnicos varia de três meses a dois anos, e nós devemos valorizar, Senador João, os Centros Federais de Educação Tecnológica, como tem feito o Governo Lula, que já fez mais de 60 Cefets neste País e tem projetados outros 250 centros que serão construídos no País até o final do mandato.

O meu Estado já foi premiado com outro Cefet, uma Uned, como se chamam, uma unidade descentralizada de ensino técnico. Foi feito numa região do sul do meu Estado para milhares de jovens de cinco Municípios que terminavam o segundo grau e não sabiam para onde ir. O Cefet de Roraima - Uned de Novo Paraíso - vai atender justamente a essas necessidades. Ela funciona mais na área agrotécnica, numa direção à necessidade da região. A Uned de Roraima funciona mais nesta direção principalmente porque não temos escolas agrotécnicas em funcionamento em Roraima; há uma em funcionamento precário na Universidade que está começando agora e que, se Deus quiser, vai funcionar também.

A própria sociedade faz pressão nas pessoas, e a mídia também, para que façam curso superior; não existe um trabalho em relação aos cursos técnicos.

Muitos fazem cursos superiores, mas só conseguem empregos de nível técnico; aí ficam frustrados porque gastam vários anos de suas vidas e não conseguem emprego de nível superior. Então, deve haver um esclarecimento à sociedade de que devemos promover o ensino técnico, os Estados devem procuram desenvolver ensinos técnicos. O Estado de Roraima já tem uma escola de nível técnico e está preparando outra, que funcionará ao lado da escola do Senai para torná-la mista, para haver cursos técnicos nessas escolas.

Senador Sibá Machado quer um aparte.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - V. Exª tem inteira razão no tema que aborda.

O SR. PRESIDENTE (Gilvam Borges. PMDB - AP) - Senador Sibá, gostaria de apelar a V. Exª e ao orador, porque em comunicação inadiável não são permitidos apartes.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Ah! É comunicação inadiável?

O SR. PRESIDENTE (Gilvam Borges. PMDB - AP) - Exatamente.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Pensei que fosse inscrição normal.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Desculpe-me, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Gilvam Borges. PMDB - AP) - Senador Sibá, pode falar um minuto e diga da sua intenção.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Muito obrigado, Sr. Presidente, desculpe-me por ter concedido o aparte. Eu me esqueci desse detalhe.

O Sr. Sibá Machado (Bloco/PT - AC) - Agradeço. Só para dizer que V. Exª faz uma reflexão muito importante. Eu também estou vivendo uma demanda parecida com essa. Nas andanças que tenho feito, sempre procurei apoiar ao máximo a Universidade Federal do Acre e continuo fazendo, com muito gosto. Fui alertado por muitas pessoas, inclusive pelo Diretor-Presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, que falou que estamos numa fase no Brasil em que há carência de profissionais para a demanda da economia em todos os campos: na agricultura, na indústria, no comércio, no turismo e tantos outros. Então vem a idéia das escolas técnicas como preparatórias para se fazer depois um excelente curso superior nessas áreas. V. Exª tem inteira razão. Compensa lutar nesta causa pelo Estado de V. Exª. O Governador do meu Estado está abrindo cinco escolas técnicas, os dois Cefets do Governo Federal, o fomento à expansão da universidade federal para quase todos os Municípios do Estado. Então, entre a bancada, o Governo do Estado e a universidade nós haveremos de ter uma relação muito fraterna na preparação dos ensinos fundamental, médio e superior. A lógica está muito correta, e faço votos de que V. Exª consiga também grandes saltos nessa direção no Estado de Roraima.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Muito obrigado, Senador. Devo dizer que o Governador de Estado, Anchieta Júnior, e o Secretário de Educação, Luciano Moreira, estão empenhados nesse sentido. Inclusive está sendo feito agora um estudo junto às unidades do Senai, que tem uma parte ociosa do seu espaço, para que as escolas próximas daquela unidade ofereçam cursos técnicos para os seus alunos do curso normal cujos custos serão pagos pelo Governo.

Devo falar também que temos apurado bastante as universidades no meu Estado porque estamos trabalhando para fazer o que a Lei de Diretrizes e Bases estabelece: que todos os professores do nível fundamental e médio tivessem curso superior. Não vamos ter todos os nossos professores com curso superior em 2010, mas, com certeza, no meu Estado de Roraima, todos os professores estarão fazendo curso superior no ano de 2010.

Muito obrigado, agradeço a oportunidade de V. Exª e desculpe-me porque eu, por um lapso, concedi um aparte em comunicação inadiável.

Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/2008 - Página 5421