Discurso durante a 20ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Correção de informação dada sobre as cidades visitadas pelo governador do Piauí na Europa. Crítica ao Sr. Presidente da República, pelo desrespeito aos partidos de oposição no Congresso Nacional.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).:
  • Correção de informação dada sobre as cidades visitadas pelo governador do Piauí na Europa. Crítica ao Sr. Presidente da República, pelo desrespeito aos partidos de oposição no Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2008 - Página 4125
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).
Indexação
  • REGISTRO, ANTERIORIDADE, PRONUNCIAMENTO, ORADOR, COMENTARIO, VIAGEM, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), CONTINENTE, EUROPA, COMPLEMENTAÇÃO, INFORMAÇÃO, ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, CIDADÃO, MENSAGEM (MSG), INTERNET.
  • CRITICA, PRONUNCIAMENTO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OFENSA, BANCADA, OPOSIÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.
  • DEFESA, NECESSIDADE, APURAÇÃO, MOTIVO, DESAPROVAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEPOIMENTO, PROCURADOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª, Senador Pedro Simon.

Drª Cláudia Lyra, veja como a TV Senado é bem ouvida: falei aqui sobre a viagem de trabalho do Governador pela Europa e recebi alguns telefonemas. Pessoas me diziam que minha informação estava incompleta e que eu não sabia das coisas. Quero corrigir, para não cometer injustiça com o Governador e sua comitiva.

Além de Veneza, eles estiveram em Florença. Naturalmente, o Governador foi contemplar a estátua de Davi, passear pela Ponte Vecchia e, quem sabe se, estando em Veneza, foi ver a maravilhosa torre inclinada de Pisa. Como, no caminho, fica Pistoia, ele deve ter colocado flores na sepultura dos brasileiros, homenageando-os, pela participação dos mesmos em batalha da Segunda Guerra Mundial naquele país.

O Governador, realmente, cumpriu roteiro de trabalho fantástico, e quero crer que trará resultados positivos para o Piauí.

Quero, por isso mesmo, pedir desculpas a S. Exª pelo fato de eu não ter citado mais essas duas cidades do roteiro. E peço aos ouvintes que, se houver mais alguma cidade que tenha freqüentado, podem me passar a informação, que, com o maior prazer, anunciarei. Não quero ser injusto com o Governador, não tenho o direito de ser injusto com S. Exª.

Senador Pedro Simon, o que me traz aqui é um fato lamentável. Aliás, o Presidente Lula, depois das três da tarde, fica ofensivo. Não sei se é o cansaço, mas fica agressivo com as pessoas.

Ontem, em Fortaleza, ele disse - é uma coisa difícil de compreender, mas o jornal traz a notícia na íntegra: “Minha resposta a determinadas críticas é um ato como esse [existe uma assinatura de uma ordem de serviço]. Responde por mim. Responde [Senador Pedro Simon] a 200 baratas”.

O Presidente não identificou as baratas, mas, depois, afirmou ter como adversários o DEM e o outro, “que já se sabe quem é”, referindo-se aos tucanos.

Para que o Presidente Lula agride dessa maneira a Oposição? Aliás, antigamente, ele dizia que o Congresso era composto de 300 picaretas, quando ele participava inclusive. Agora, mudou. Não são mais picaretas; são baratas.

É uma maneira descabida, despropositada de Sua Excelência ofender o Congresso, sem nenhum sentido. Parte de um Chefe de Estado, de um Presidente da República.

Lamento, Sr. Presidente, que Sua Excelência se emocione no cair da tarde e dê declarações dessa natureza, principalmente em Fortaleza, que é uma cidade hospitaleira, que é uma cidade acolhedora. Naturalmente, existem os puxa-sacos, os picaretas, os que gostam, mas existem os que têm horror a ofensa dessa natureza.

Senador Simon, V. Exª falou há pouco em Procuradores da República que estão sumidos. Não era o Luiz Francisco, aquele famoso?

O SR. PRESIDENTE (Pedro Simon. PMDB - RS. Fora do microfone.) - José Francisco.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Acho que está de férias ou aposentou-se.

O SR. PRESIDENTE (Pedro Simon. PMDB - RS. Fora do microfone.) - José Francisco.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - É José Francisco ou Luiz Francisco? (Pausa.) Acho que é Luiz Francisco, aquele famoso.

Mas, Sr. Presidente, vi uma coisa estranha na CPI das ONGs. Quiseram chamar um Procurador, que foi, anos a fio, usado, citado como bandeira pelo PT, o Sr. Celso Três. E foi um deus-nos-acuda. O PT não permitiu que o Sr. Celso viesse aqui. Quero saber por quê. Lembro-me muito bem de que o PT, para tudo, citava o Procurador Celso Três. Quero saber agora por que o PT corre do Celso Três como o diabo corre da cruz?

Era uma indagação, Sr. Presidente, e, neste registro, lamento o Presidente Lula comparar a Oposição brasileira com baratas. Para quem convive com os ratos que o acompanham, até que barata é um bom negócio.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2008 - Página 4125