Fala da Presidência durante a 26ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador e ex-Governador do Paraná, Adolpho de Oliveira Franco.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador e ex-Governador do Paraná, Adolpho de Oliveira Franco.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2008 - Página 5043
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ADOLPHO FRANCO, EX SERVIDOR, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), EX PRESIDENTE, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), AMBITO ESTADUAL, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), AUTORIA, PLANO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, EX SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, AGRICULTURA, INTERESSE, PEQUENO PRODUTOR RURAL, CAFEICULTOR.

            O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - Adolpho de Oliveira Franco foi funcionário da Caixa Econômica Federal, Consultor Jurídico, e chegou a Procurador-Geral. Foi Presidente da OAB do Paraná por duas vezes. Em 1955, substituiu Bento Munhoz da Rocha Neto no Governo do Estado. Quando o Governador Munhoz da Rocha assumiu o Ministério da Agricultura, Oliveira Franco foi eleito pela Assembléia Legislativa e completou o mandato de Bento Munhoz da Rocha. Em seguida, depois de ter uma atuação importante no Governo do Paraná, elegeu-se Senador da República, em 1962. E, nesta Casa, de 1963 a 1970, representou honrosamente o Paraná como um firme e ativo defensor dos interesses da agricultura paranaense e, principalmente, dos seus pequenos cafeicultores.

            Não se pode falar nas contribuições que Adolpho de Oliveira Franco deixou, em sua profícua vida pública, para o progresso do Paraná, sem se lembrar também de que ele foi o autor de um Plano de Desenvolvimento Econômico para o nosso Estado.

            Por tudo isso, Adolpho de Oliveira Franco se faz merecedor dessa homenagem por parte de todos nós que o sucedemos nesta Casa, onde atuou de maneira tão correta e honrosa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2008 - Página 5043