Discurso durante a 34ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro nos Anais do Senado de vários pronunciamentos.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL. POLITICA CULTURAL. BANCOS. PREVIDENCIA SOCIAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro nos Anais do Senado de vários pronunciamentos.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2008 - Página 6672
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL. POLITICA CULTURAL. BANCOS. PREVIDENCIA SOCIAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, CRITICA, JORNAL, A CRITICA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), MOTIVO, APRESENTAÇÃO, INDUSTRIA, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), APARELHO ELETRONICO, CONVERSÃO, TELEVISÃO, TECNOLOGIA DIGITAL, INFERIORIDADE, PREÇO.
  • ELOGIO, INICIATIVA, ENTIDADE, ESTADO DO AMAZONAS (AM), CRIAÇÃO, FEIRA, AMBITO INTERNACIONAL, LIVRO, SIMPOSIO, EDUCAÇÃO, ENCONTRO, INTELECTUAL, ESCRITOR.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), ABERTURA, AGENCIA, MUNICIPIO, SÃO PAULO DE OLIVENÇA (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), BANCO DO BRASIL, PREVIDENCIA SOCIAL, REGISTRO, REIVINDICAÇÃO, VEREADOR, CIDADÃO.
  • SAUDAÇÃO, DADOS, DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, POLO INDUSTRIAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), IMPORTANCIA, MANUTENÇÃO, INCENTIVO FISCAL, REGISTRO, CONTRIBUIÇÃO, PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador) - O Senador João Pedro fez um grande pronunciamento e V. Exª, que proferiu palavras generosas, extremamente positivas em relação a este seu colega, acabou de se lembrar dos 60 anos da morte de Gandhi, revelando uma erudição verdadeiramente enciclopédica.

            Encaminho à Mesa, Sr. Presidente, alguns pronunciamentos que são relevantes. Eu vou só resumi-los.

            Meu amigo Ministro Hélio Costa é criticado no jornal do Amazonas, A Crítica, pelo empresário Wilson Périco. Ele dizia que a Zona Franca de Manaus, o Pólo Industrial de Manaus não tinha como produzir o set-top box, que é aquele aparelho conversor das televisões analógicas em digitais, porque não tinha como obter preço. Muito bem. A indústria do Amazonas já apresentou ao Governo do Presidente Lula, há pouco, um desses aparelhos conversores por R$200,00, o que, a meu ver, desmonta o argumento do Ministro.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Arthur Virgílio, vou interrompê-lo para, com a anuência do Plenário, prorrogar a sessão por mais uma hora, a fim de que todos os Senadores tenham o direito de usar da tribuna.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Do mesmo modo, Sr. Presidente, eu aqui louvo, em pronunciamento que encaminho também à Mesa, a idéia, que vai virar realidade, da Câmara Amazonense do Livro e da Leitura, que é a criação do Salão Internacional do Livro. Isso nasce da cabeça privilegiada do meu amigo Prof. Renan Freitas Pinto, que explica que a proposta não se limita a uma feira de livro; ela promoverá, paralelamente, um simpósio anual de educação, encontro de intelectuais e escritores de todo o País, em Manaus.

            Ainda, Sr. Presidente, dirigindo-me ao Ministro Mantega e ao Ministro Marinho, faço aqui dois apelos. Ao Ministro Mantega, que determine a instalação de uma agência do Banco do Brasil no Município de São Paulo de Olivença, no Amazonas. Ao Ministro da Previdência, Luiz Marinho, que mande implantar um posto avançado em São Paulo de Olivença, lá no rincão mais distante do meu tão distante Amazonas.

            Essa é uma solicitação, Senador João Pedro, que me faz o Vereador Pedro Pereira da Silva, de São Paulo de Olivença. O vereador manda dizer que recebe, com freqüência, a postulação de munícipes de São Paulo de Olivença, que ora transmito ao Ministro da Fazenda e ao Ministro da Previdência. Vou apresentar o requerimento conjuntamente.

            Finalmente, Sr. Presidente, dou dados aqui de que o Pólo Industrial de Manaus vai bem, cresceu 17,9%, atrás apenas do Paraná, em termos de sua produção industrial. Trata-se de um belo momento do Pólo Industrial de Manaus. Evidentemente, temos os nossos cuidados em relação ao que possa vir de reforma tributária, às ressalvas que devem ser feitas na medida provisória quando for votada se e quando das ZPEs, enfim. Contudo, o fato é que o desempenho da indústria amazonense tem sido crescente e vem mostrando, portanto, a pujança de um pólo industrial, que já não pode ser ignorado pelo País - e não deveria sê-lo mesmo. `Para quem gosta e para quem não gosta, como escrevi num artigo para o jornal O Globo, o Amazonas tem, ao contrário dos seus vizinhos, 98% da sua cobertura florestal intocados, porque conta com o Pólo Industrial de Manaus, a partir dos incentivos da chamada Zona Franca de Manaus. Fora disso, haveria uma pressão insuportável sobre a floresta e nós teríamos um problema a mais nessa luta pelo clima saudável para a humanidade de que, inevitavelmente, tem que fazer parte uma consciência brasileira, inteligente, sobre a região amazônica.

            Encaminho à Mesa, agradecendo a V. Exª a gentileza de sempre ao acatar as minhas solicitações.

 

************************************************************************************************

SEGUEM, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTOS DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

************************************************************************************************

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU

PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210 Inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

Município São Paulo de Olivença

Ofício nº003/2008CMSPO; e


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2008 - Página 6672