Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registra a posição do governo brasileiro em relação à crise entre o governo da Colômbia e do Equador.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registra a posição do governo brasileiro em relação à crise entre o governo da Colômbia e do Equador.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2008 - Página 4368
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, POSIÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, DEFESA, INICIATIVA, ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA), CONVOCAÇÃO, REUNIÃO, BUSCA, SOLUÇÃO, CONFLITO, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, EQUADOR, IMPEDIMENTO, PREJUIZO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, AMERICA DO SUL.
  • ADVERTENCIA, NECESSIDADE, PREVENÇÃO, CONGRESSISTA, PRONUNCIAMENTO, IMPEDIMENTO, AGRAVAÇÃO, SITUAÇÃO.
  • DEFESA, SOBERANIA, PAIS, AMERICA DO SUL.
  • EXPECTATIVA, REUNIÃO, CHEFE DE ESTADO, PAIS ESTRANGEIRO, SOLUÇÃO, CONFLITO.

            O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu

só queria fazer o registro da posição do Governo Brasileiro em face da situação....

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI.) - V. Exª está inscrito, como Líder, do PT. E eu estou muito preocupado, pois acho que V. Exª é um extraordinário Líder. E quero chamá-lo como Líder do PT.

            O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC) - Mas são dois assuntos distintos. É só para registrar aqui a posição do Governo Brasileiro a respeito dessa crise que surgiu entre o Governo da Colômbia e o Governo do Equador.

            A posição do Governo tem sido de não ter doutrina em relação à soberania, às posições políticas de qualquer Nação, e especialmente em relação aos países vizinhos do Brasil.

            O Presidente Lula, que já conversou por telefone com os Chefes desses dois Estados, e o Ministro Celso Amorim, que tem sido muito equilibrado nas suas posições, concordaram que está na hora de a OEA - Organização dos Estados Americanos - fazer uma reunião imediatamente, para que se encontre uma saída o mais rápido possível para evitar maior constrangimento nas relações aqui na América do Sul. Diante disso, acho que é preciso que tenhamos muito cuidado naquilo que venhamos a pronunciar e que evitemos uma paixão neste momento, para que não se tenha na América do Sul uma relação muito parecida com aquela do Oriente Médio.

            Defendemos intransigentemente a soberania de todos os países. Em relação à situação que o Equador reclama, acho que todos concordamos com essa reclamação. Já foi feito um pedido de desculpas pelo Governo da Colômbia. Esperamos, então, que agora, na reunião, que deve haver semana que vem, dos Chefes de Estado dos países americanos, encontre-se uma saída negociada para essa crise.

Esse era o registro que eu queria fazer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2008 - Página 4368