Discurso durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Contesta sobre a notícia publicada pela Agência Brasil, acusando o orador de dificultar a votação do orçamento.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • Contesta sobre a notícia publicada pela Agência Brasil, acusando o orador de dificultar a votação do orçamento.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2008 - Página 4866
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • DESMENTIDO, NOTICIARIO, AGENCIA, EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO S/A (RADIOBRAS), INTERNET, ACUSAÇÃO, BANCADA, OPOSIÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, ORADOR, DIFICULDADE, APROVAÇÃO, ORÇAMENTO, CONGRESSO NACIONAL, EXIGENCIA, VOTAÇÃO, AUMENTO, DESTINAÇÃO, RECURSOS, LEI FEDERAL, COMPENSAÇÃO, ESTADOS, ISENÇÃO, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), EXPORTAÇÃO, PUBLICAÇÃO.
  • ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, BANCADA, OPOSIÇÃO, SUGESTÃO, ADIAMENTO, VOTAÇÃO.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem, e tenho certeza de que o Senador Sibá Machado concordaria, por se tratar até de um esclarecimento.

     A Agência Brasil noticia, Sr. Presidente, que as dificuldades para a votação do Orçamento teriam sido de minha responsabilidade porque exigia a votação de um aumento da Lei Kandir. A declaração aqui está atribuída ao Relator José Pimentel e à Líder Roseana Sarney.

     Quero desmentir veementemente tal afirmativa. Em nenhum momento, impus nenhuma regra, nenhuma condição, até porque não me compete.

     Participei, hoje, de uma reunião, representando o meu partido e com delegação do PSDB, tendo em vista, ainda, ter havido um acordo principalmente por divergência na própria Base do Governo, e sugeri o adiamento para terça-feira.

     Eu quero fazer este esclarecimento, e vou mais além. A Oposição concorda com o teor da proposta do Deputado Maurício Rands, que é Líder do PT, na Câmara.

     Portanto, Sr. Presidente, não há nenhuma obstrução por parte da Oposição, desde que haja uma evolução por parte da Base em aceitar o Relatório do Deputado Maurício Rands. Quero deixar isso bem claro, para que não passe para a opinião pública a imagem de que é a Oposição que está impedindo a votação do Orçamento. Apenas esse registro.

     Agradeço a V. Exª, Senador Sibá Machado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2008 - Página 4866