Discurso durante a 36ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem à memória do ex-Senador, ex-Presidente do Senado Federal e Patrono da Biblioteca do Senado Federal, Luiz Viana Filho.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do ex-Senador, ex-Presidente do Senado Federal e Patrono da Biblioteca do Senado Federal, Luiz Viana Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2008 - Página 6928
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, CRESCIMENTO, LUIZ VIANA FILHO, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, EX PRESIDENTE, SENADO, PATRONO, BIBLIOTECA, EX GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), ESCRITOR, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje homenageamos um dos vultos que mais engrandeceram esta Casa - que, de resto, sempre teve a ventura de reunir alguns dos homens e mulheres de maior destaque na vida política nacional. Faço questão de juntar-me aos que hoje vêm aqui honrar a memória deste grande brasileiro.

Luís Viana Filho é uma dessas figuras que, com a contribuição de seu trabalho excepcional e com a marca de sua personalidade ímpar, ajudam a dar forma e a moldar uma instituição. O Senado Federal é credor desse trabalho e dessa personalidade, que aqui deixaram impressões profundas.

Muitos hoje já tiveram - ou terão - a oportunidade de lembrar e louvar a rica trajetória política de Luís Viana Filho. Não quero aqui repetir o que outros já disseram com a competência que caracteriza os oradores que sobem a esta tribuna, mas não há como evitar evocar sua brilhante carreira política, confirmando um talento que estava na família - carreira que passou pela Câmara dos Deputados, por este Senado Federal e pelo Governo do Estado da Bahia -, bem como sua igualmente notável carreira como escritor e intelectual, que lhe valeu, inclusive, a eleição para a cadeira nº 22 da Academia Brasileira de Letras - cujo patrono, significativamente, é José Bonifácio de Andrada e Silva.

Essa aliança entre excelência política e brilho intelectual, que tivemos a oportunidade de observar tantas vezes nesta Casa, foi particularmente feliz no caso de Luís Viana Filho. Por isso, é especialmente justa a homenagem que o Senado lhe prestou quando decidiu dar seu nome a sua Biblioteca, cujo acervo, aliás, beneficiou-se muitíssimo não só do apoio que Luís Viana Filho deu, quando Presidente desta Casa, mas também pela incorporação, depois de sua morte, de sua própria coleção particular.

Luís Viana Filho foi, sem dúvida nenhuma, uma das figuras que marcaram a história política do Brasil ao longo do século XX. Nascido em 1908, atuante desde os anos 30, quando ainda estudante, morto em 1990, sua figura domina boa parte do século passado, destacando-se em diversos momentos decisivos de nossa história recente. Seu exemplo transcende os limites do tempo, e chega até nós com a força e a pujança dos grandes modelos.

Quando nos reunimos para prestar esta homenagem, cumprimos um dever de gratidão - gratidão por aqueles que tornaram possível o que hoje somos de melhor. E sinalizamos, para as gerações futuras, os modelos que devemos seguir, os exemplos que devemos imitar. A vida de Luís Viana Filho foi rica nesses exemplos.

Faço votos de que sejam devidamente apreciados e que, sendo apreciados e servindo de inspiração, desdobrem-se em novos exemplos de coerência, largueza de visão e de grandeza política.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2008 - Página 6928