Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação em defesa do Governador Ivo Cassol, do Estado de Rondônia, e elogios à sua administração. (como Líder)

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Manifestação em defesa do Governador Ivo Cassol, do Estado de Rondônia, e elogios à sua administração. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2008 - Página 7012
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • DEFESA, COMPETENCIA, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, ELOGIO, AUSENCIA, ATRASO, PAGAMENTO, SERVIDOR, MELHORIA, SEGURANÇA PUBLICA, REALIZAÇÃO, CONCURSO, AMPLIAÇÃO, QUADRO DE PESSOAL, POLICIA MILITAR, ESFORÇO, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA, EX GOVERNADOR.
  • COBRANÇA, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, FATIMA CLEIDE, SENADOR, BENEFICIO, SERVIDOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), PROTESTO, PARALISAÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, DISCRIMINAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO), EXTENSÃO, REAJUSTE, SALARIO, POLICIAL MILITAR, BOMBEIRO, DISTRITO FEDERAL (DF).

O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobre Senador Papaléo, Srªs e Srs. Senadores, eu não ia nem fazer uso da palavra hoje, mas eu disse que, todas as vezes que injustamente o Governador do meu Estado fosse acusado indevidamente, eu estaria usando a tribuna para defendê-lo. O Governador Ivo Cassol, respeitando os demais governadores, acredito eu, é um dos governadores que mais trabalham por esse Estado.

Vou começar por onde terminou aqui o Senador Mão Santa: A gratidão é a mãe de todos nós e de todas as nossas virtudes.

Não vou aqui polemizar com ninguém, mas não vou permitir que se façam acusações falsas a uma pessoa que vem contribuindo muito com o desenvolvimento do Estado de Rondônia.

Fala-se muito aqui sobre a questão do servidor público do meu Estado, do servidor público de Rondônia. Eu acho que o pior salário, Senador Mesquita, que um servidor possa receber é aquele que, no final do mês, não está depositado na sua conta. Em Rondônia, se olharmos para um passado recente, vamos ver servidores que ficaram três, quatro, cinco e até seis meses sem receber o seu salário. Isso nunca mais aconteceu na gestão do Governador Ivo Cassol!

O Governador Ivo Cassol faz questão de pagar o servidor desde o primeiro dia em que assumiu o Estado de Rondônia dentro do mês trabalhado. Eu já disse o quanto Rondônia melhorou na questão da segurança pública. Pelo menos foi o primeiro e único governador que teve a coragem de fazer um concurso público para contratar quase que o dobro de policiais militares efetivos que tínhamos naquele Estado. Foi o que o Governador Ivo Cassol fez.

Portanto, não posso deixar, de maneira alguma, que alguém use a tribuna do Senado para criticar um governador que está fazendo a diferença, está fazendo o seu dever de casa no Estado de Rondônia. Seria muito bom se os governadores que passaram pelo nosso Estado tivessem feito pelo menos 50% do que faz o Governador Ivo Cassol hoje.

Eu ouvia também o Mão Santa cobrar, agora há pouco, as obras inacabadas. Geralmente uma obra é lançada por um governador e, quando entra o seu sucessor, ele vai lançar outra obra, deixando a anterior para trás. Em Rondônia, não acontece isso. O Governador Ivo Cassol fez questão de concluir todas as obras dos ex-governadores e lançar obras novas, desafiando os cofres públicos do nosso Estado, desafiando a pouca arrecadação do nosso Estado.

Quanto à questão da PEC nº 87, eu sempre disse, todas as vezes que usei a tribuna desta Casa, que a PEC é da Senadora Fátima Cleide. Faço questão de mostrar que a autora dessa PEC é a Senadora do PT, é a Senadora do meu Estado, é a Senadora Fátima Cleide. Temos que render homenagem à Senadora Fátima Cleide. O que não entendo é que a matéria está parada na Câmara e lá está o Presidente do Partido dos Trabalhadores, do PT! Está parado lá, dormindo em berço esplêndido, há quantos anos? É isso que não entendo. E cobro isso aqui.

Quando faço questão de subir a esta tribuna e cobrar é porque acho que o servidor público do meu Estado já sofreu demais, já contribuiu demais com o desenvolvimento e o crescimento do Estado de Rondônia. Não é justo que o servidor do meu Estado tenha que pagar um preço tão alto. Cobrei isso aqui do Presidente da Casa.

É meu dever, minha obrigação fazer isso como Senador do Estado de Rondônia. Não me interessa que o projeto não é meu! Não me interessa que o autor dessa PEC não seja eu! O que me interessa é levar o benefício aos servidores do meu Estado. E não vou deixar o Presidente e as Lideranças desta Casa sossegados. Todos os dias, praticamente, vou cobrar aqui a resolução dessa PEC, que já foi votada no Senado, que já foi votada pela Comissão Especial na Câmara dos Deputados, falta tão-somente o Presidente colocar em votação. Os Deputados do PR começaram a cobrar isso na Câmara dos Deputados.

Com o PSDB e o Democratas, fechamos um acordo para que pudéssemos ver essa PEC sendo votada lá. E o apelo que faço é que tanto o PMDB quanto o PT, que têm as duas maiores Bancadas naquela Casa, façam um acordo de Liderança, para que tenhamos esse projeto da PEC sendo votado na Câmara dos Deputados.

Para finalizar, Sr. Presidente, quero fazer coro principalmente com V. Exª, que também é um representante dos ex-territórios e sempre tem defendido os servidores desses ex-territórios. Apelo ao Governo Federal no sentido de que não olhe com discriminação para esses servidores. Está para acontecer agora um reajuste aos Policiais Militares e Bombeiros do DF. Portanto, que se dê o tratamento isonômico também aos servidores militares dos ex-territórios; que se trate com igualdade aqueles que contribuíram e muito, que ajudaram e muito no desenvolvimento deste País, principalmente dos seus Estados, dos nossos Estados, para que tenham os mesmos privilégios daqueles que estão recebendo esse benefício aqui no Distrito Federal.

Por fim, Sr. Presidente, ressalto a imagem e a pessoa do Governador Ivo Cassol. Como já disse, respeito os demais governadores da federação, mas tenho de reconhecê-lo como um dos governadores que mais trabalham neste País. Quem me dera se os governadores que passaram pelo nosso Estado tivessem feito, como já disse, pelo menos 50% do que faz o Governador Ivo Cassol pelo desenvolvimento de Rondônia.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2008 - Página 7012