Discurso durante a 29ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Requer que a sessão do Senado Federal do dia 09 de abril de 2008 seja dedicada a homenagear o Jornal Estado de Minas.

Autor
Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Requer que a sessão do Senado Federal do dia 09 de abril de 2008 seja dedicada a homenagear o Jornal Estado de Minas.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/2008 - Página 5679
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO ESPECIAL, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, ESTADO DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), IMPORTANCIA, HOMENAGEM, PIONEIRO, MODERNIZAÇÃO, JORNALISMO.

     O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, requeremos, com base no art. 160 do Regimento Interno do Senado Federal, que o período do expediente da Sessão do Senado Federal do dia 9 de abril de 2008 seja dedicado a homenagear o jornal mineiro Estado de Minas pelo transcurso dos seus 80 anos de fundação, a partir do dia 7 de março de 1928.

Justificação.

     O Estado de Minas, “o grande jornal dos mineiros”, é um patrimônio virtual de todos os mineiros e tem prestado relevantes serviços à sociedade, como fonte permanente de informação, cultura e diversão.

     O jornal foi fundado em 1928 pelos acadêmicos Pedro Aleixo, Mendes Pimentel e Juscelino Barbosa, que se juntaram a Milton Campos e Abílio Machado para criar a sociedade. Os três compraram o acervo do Diário da Manhã, que em 7 de março de 1928 começava a circular com o nome de Estado de Minas.

     Em 1929, Assis Chateaubriand incorporou o novo jornal aos Diários Associados. Desde então, a trajetória do Estado de Minas tem sido marcada pelo pioneirismo.

No estilo empreendedor de Chateaubriand, o Estado de Minas foi o primeiro jornal do País a adotar teleimpressoras.

     Em 1954, já havia adquirido uma rotativa com capacidade para imprimir 60 mil exemplares. Duas décadas depois, era impresso em off-set. E, em 1996, passou a ser o primeiro jornal brasileiro a prover acesso à Internet. Também foi o primeiro jornal interativo do País.

     Em consonância com as inovações, o diário sempre primou pelo jornalismo sério, comprometido com a notícia, sim, mas sobretudo com a verdade.

Sala das Sessões, de 2008.

     Assinado pelos Senadores Eduardo Azeredo, Eliseu Rezende e Wellington Salgado. Acompanham os Senadores Cristovam Buarque, Arthur Virgílio, Antonio Carlos Valadares e Mário Couto.

     Vou encaminhar o requerimento à Mesa, Sr. Presidente.

     O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Quero comunicar a V. Exª que o Requerimento já tomou o nº 249 e pediria autorização para também ser um signatário em homenagem ao jornal.

     O SR. WELLINGTON SALGADO (PMDB - MG) - Antes de encerrar, Sr. Presidente, queria saudar a Srª Maria Rodrigues, mãe do Senador Expedito, que está na tribuna e vai se manifestar neste momento. Eu acho que para toda mãe deve ser um momento especial o de assistir ao filho Senador da República na tribuna.

     O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - V. Exª perguntou se ele tomou a benção antes de subir à tribuna?

     O SR. WELLINGTON SALGADO (PMDB - MG) - Não, mas eu acho que é importante para toda mãe ter um filho senador e estar presente no momento em que ele assoma à tribuna para fazer um discurso. Parabéns.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/2008 - Página 5679