Discurso durante a 32ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação especial ao Presidente do Parlamento Sueco, Sr. Per Westerberg, já que foi em Estocolmo, em 1972, que se realizou a primeira Conferência do Meio Ambiente.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saudação especial ao Presidente do Parlamento Sueco, Sr. Per Westerberg, já que foi em Estocolmo, em 1972, que se realizou a primeira Conferência do Meio Ambiente.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2008 - Página 6138
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VISITA, SENADO, DIA INTERNACIONAL, AGUA, PRESIDENTE, PARLAMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, SUECIA, PIONEIRO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, MEIO AMBIENTE.
  • COMENTARIO, RELEVANCIA, PARCERIA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, SUECIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, DEFESA, PAZ, MUNDO, EMPENHO, REDEMOCRATIZAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, COLABORAÇÃO, COMBATE, APARTHEID.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Permita-me, Sr. Presidente, fazer uma saudação especial ao Presidente do Parlamento Sueco, Per Westerberg, e relembrar, sobretudo neste Dia Mundial da Água, que foi justamente em Estocolmo, em 1972, que se realizou a 1ª Conferência do Meio Ambiente, e lembrar também que nós temos na Rainha Sílvia, esposa do Rei Carlos Gustavo, uma brasileira que faz com que as relações entre o Brasil e a Suécia sejam muito especiais presentemente.

            Ademais, a Suécia tem hoje cerca de duzentas empresas no Brasil, empresas que empregam mais de 35 mil pessoas. Acho que V. Exª, Presidente Garibaldi Alves, tem conhecimento de que a terceira maior cidade industrial sueca está no Brasil: depois de Estocolmo e Gotemburgo, São Paulo é a terceira cidade em número de empresas suecas.

            O Brasil tem sido muito bem recebido e considerado na Suécia. Ainda em setembro de 2007, quando o Presidente Lula e a Srª Marisa lá estiveram, fez-se um dia muito especial para o Brasil, o Brazil Day. Estes são sinais, Sr. Presidente, do aprimoramento de nossas relações.

            Quero aqui recordar também que a Suécia tem tido um papel muito importante para a paz, o desenvolvimento e a democratização dos povos. A Suécia, em especial, deu um apoio muito significativo para que Nelson Mandela pudesse levar a bom termo a vitória contra o apartheid na África do Sul. Sou testemunha da excelente relação que existe também entre a África do Sul do Presidente Nelson Mandela e de seus sucessores e a Suécia, por seu Governo e seu povo.

            Desejo, pois, dizer o quão relevante é para nós, brasileiros, a experiência da democracia e do avanço suecos - a Suécia é um dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano.

            Assim, agradeceria muito se pudesse ter a oportunidade de uma breve palavra o Presidente do Parlamento Sueco, Per Westerberg, que nos visita com a Embaixadora Annika Markovic.

            Sejam muito bem-vindos!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2008 - Página 6138