Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Informa que participou da sétimo Congresso da Rede Norte-Americana da Renda Básica, em Boston, ocasião em que relatou sua viagem ao Iraque e a proposta de que ali se implementasse uma renda básica ou um dividendo para todos os habitantes.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Informa que participou da sétimo Congresso da Rede Norte-Americana da Renda Básica, em Boston, ocasião em que relatou sua viagem ao Iraque e a proposta de que ali se implementasse uma renda básica ou um dividendo para todos os habitantes.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2008 - Página 6098
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DEBATE, EXPANSÃO, MUNDO, EXPERIENCIA, RENDA MINIMA, CIDADANIA, DIVULGAÇÃO, VIAGEM, ORADOR, PROPOSTA, GOVERNO ESTRANGEIRO, IRAQUE.
  • APOIO, DECISÃO, ORGANISMO INTERNACIONAL, CONVITE, PATRUS ANANIAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME, APRESENTAÇÃO, RELATORIO, RESULTADO, BOLSA FAMILIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de informar que, nos dias 7, 8 e 9, estive em Boston, no VII Congresso da Rede Norte-Americana da Renda Básica e, na ocasião, apresentei aos presentes, representantes das Américas e de alguns outros países, inclusive da Europa e de outros continentes, como a África, o relato de minha viagem ao Iraque, em janeiro último, quando propus que ali se seguisse o exemplo do Alasca, de uma renda básica ou de um dividendo para todos os habitantes do Iraque.

            Pois bem, também ali houve a reunião da executiva da Basic Income Earth Network ou da Rede Mundial da Renda Básica. Ali decidimos convidar o Ministro Patrus Ananias para que, no XII Congresso Mundial da Renda Básica, possa o Ministro do Desenvolvimento Social do Governo do Presidente Lula, Patrus Ananias, assim como o Ministro correspondente da África do Sul, juntamente com o Ministro de Relações Exteriores da Irlanda, apresentarem em Dublin, no dia 21 de junho, o resultado dos programas sociais, como o Bolsa-Família no Brasil, e as perspectivas de sua evolução para o futuro, eventualmente até de chegarmos ao renda básica de cidadania.

            Eu apresentei, nesta tarde, o convite oficial ao Ministro Patrus Ananias, que me informou que considerará seriamente a possibilidade de ali, sim, na Irlanda, em Dublin, apresentar o relato da evolução do programa Bolsa-Família, que ainda na semana passada, completou quatro anos de uma história muito positiva, pois agora já mais de onze milhões de famílias estão inseridas nesse programa, correspondendo a praticamente um quarto dos 189 milhões de brasileiros. Os resultados são muito positivos, inclusive do ponto de vista da diminuição da pobreza absoluta e da desigualdade em nosso Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2008 - Página 6098