Discurso durante a 34ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pede ao país que se una e vote na piauiense Gyselle que participa da competição do programa Big Brother da Rede Globo.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Pede ao país que se una e vote na piauiense Gyselle que participa da competição do programa Big Brother da Rede Globo.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2008 - Página 6649
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • CONCLAMAÇÃO, BRASILEIROS, VOTAÇÃO, MULHER, PARTICIPAÇÃO, PROGRAMA, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), JUSTIFICAÇÃO, DEFESA, VALORIZAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI).

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Alvaro Dias, sou mesmo é do Piauí, “...terra querida, filha do sol do Equador. Pertencem-te a nossa vida, nosso sonho, nosso amor”. Na luta, teu filho é o primeiro que chega. Isso é da independência do Brasil.

            Então, o Senador representa o Estado, não é, Efraim? O Piauí está numa peleja que emociona todo o País. É esse negócio de Big Brother. Temos uma representante que vai para a final. É a Gyselle, que vai para a final. Sou do Piauí. Arthur, atentai bem! E tem um de São Paulo. Eu sou do Piauí.

            Vamos ver o perfil, segundo o site: idade, mais ou menos, brasileira... “De qual time você gosta?”, “Gyselle: Flamengo.” Meeeengooo! Aí o paulista tatuado, atentai bem: “Nenhum”. Não representa, não é brasileiro. Se ele torcesse, ao menos, pelo Nacional do Amazonas... Estão ali dois Senadores do Amazonas. Mas nenhum time? Então, a sensibilidade do povo...

            Nós viemos da Semana Santa, ô Papaléo. Atentai bem para aquele drama todo, que todos nós revivemos. Todos os homens falharam: Anás, Caifás, Pilatos, políticos como nós; seus companheiros que tomavam vinho na ceia, como Pedro, que negou Jesus três vezes; José. Os homens todos, todos! Uma mulher foi lá, a mulher de Pilatos, e disse: “Não faça isso”. Ele era bom, era justo, pregava, fazia o bem, curava, fazia os milagres, botava o cego para ver e aleijado para andar. Foi a mulher de Pilatos. E ele fraquejou. Homem é fraco; mulher, não. Verônica venceu os militares e enxugou o rosto de Cristo. Lá, na hora, havia três mulheres. Os homens fracos que estavam ao lado de Cristo eram ladrões. As mulheres, não. A três estavam ali, mostrando sua solidariedade.

            Na hora da ressurreição, atentai bem Arthur Virgílio, lá estavam as mulheres: “Ele voltou aos céus!”, por isso nós acreditamos.

            Aqui, há uma mulher e um homem. Ela é do Piauí, então, temos de ganhar, o Piauí e o Brasil. São Paulo já ganhou muita coisa, é muito forte. É como Davi e Golias. Estamos bem representados.

            Efraim, lembre-se de sua encantadora Ângela. Nós vamos de Gyselle.

            Futebol, qual é o time dele? Nenhum. Se fosse ao menos o Paraná... Ela, não: “Sou Flamengo”.

            Então, nós representamos o Estado, e o Estado do Piauí está bem representado por uma mulher que luta, que tem passagens de sofrimento, as suas dificuldades, que representam as dificuldades da mulher brasileira, que, muitas vezes, é barrada até em aeroportos internacionais.

            Essa é a piauiense. Então, venho pedir a união do País. São Paulo é muito forte. E o homem não gosta nem de futebol! Então, não representa a nossa gente.

            Venho pedir o apoio de todo o Brasil para que se una em torno do Piauí, votando na mulher. A maioria do País é de mulheres e nós somos filhos de mulheres. Então, essa é a consagração que o Piauí deve ter amanhã, principalmente quando fomos humilhados por um paulista, o Zotollo, que é só tolo, que disse que era melhor o Piauí não existir.

            Então, os humilhados serão exaltados, e o Piauí deve ser exaltado com a vitória dessa mulher sobre esse paulista, que nem de futebol entende e gosta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2008 - Página 6649