Discurso durante a 34ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apoio ao Presidente Garibaldi Alves Filho para a apreciação dos vetos presidenciais.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Apoio ao Presidente Garibaldi Alves Filho para a apreciação dos vetos presidenciais.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2008 - Página 6665
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, APRECIAÇÃO, VETO (VET), PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, REFORÇO, LEGISLATIVO, APOIO, INICIATIVA, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Garibaldi, lembro-me da nossa história, quando Sérgio Motta, que foi companheiro do Arthur Virgílio, mandou um bilhete para o Presidente da República: “Não se apequene”. Isso é da história.

            Eu não ia dizer isso a V. Exª, mas V. Exª é um das mais grandiosas vidas públicas deste País. Fiquei impressionado, porque V. Exª disputou dez eleições e - atentai bem - só perdeu uma. Eu disputei dez, ganhei seis e perdi quatro. Quer dizer: a performance de V. Exª é extraordinária, rara.

            Quero relembrar a V. Exª que fui Prefeitinho e Governador do Estado. A Câmara Municipal de minha cidade tinha mais compostura do que este Congresso: derrubou meus vetos. Analisava e derrubava. Eu me curvava à lei e à democracia. A Assembléia Legislativa do Estado do Piauí - não sei se isso ocorreu com V. Exª, que também foi Prefeito e Governador - também derrubou meus vetos. E estou aqui orgulhoso, não estou humilhado, não. Eu me curvei à democracia. E este Congresso Nacional vivia uma farsa até V. Exª se sentar aí. V. Exª é a esperança.

            Ernest Hemingway diz: “A maior estupidez é perdermos a esperança”. Não nos faça afogar naquele livro O Velho e o Mar. V. Exª sabe que o considero um irmão camarada. Quero que essa performance continue e que V. Exª seja um vitorioso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2008 - Página 6665