Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição nos Anais do Senado de carta aberta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Transcrição nos Anais do Senado de carta aberta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
Publicação
Publicação no DSF de 04/04/2008 - Página 7935
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, LEITURA, TRECHO, CARTA ABERTA, SECRETARIA ESPECIAL, POLITICA, FEMINISMO, CONSELHO NACIONAL, DIREITOS, MULHER, MANIFESTAÇÃO, REPUDIO, DISCURSO, SENADOR, DESRESPEITO, DILMA ROUSSEFF, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, DEFESA, ORADOR, MELHORIA, QUALIDADE, USO DA PALAVRA, SENADO.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Vou ser bastante breve, conforme a solicitação de V. Exª, Sr. Presidente. Quero apenas pedir que se registre nos Anais do nosso Senado da República a carta aberta que nos chega neste momento: Carta Aberta ao Congresso Nacional. 

A carta tem o seguinte teor:

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) vêm a público manifestar seu repúdio pela forma com que o Senador Mão Santa (PMDB - PI) se referiu à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante a Sessão Deliberativa Ordinária realizada no dia 2 de abril de 2008, no plenário do Senado Federal.

Eu não vou ler a carta, mas quero dizer simplesmente que a discordância e a crítica são fundamentais para a democracia, Sr. Presidente, mas não podem estar firmadas em conceitos retrógrados e preconceituosos que primem pela ridicularização da imagem feminina.

Portanto, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher vêm se dirigir a V. Exªs para reafirmar nosso repúdio quanto ao ocorrido e solicitar providências para que os debates ocorram de forma respeitosa.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

Que se registre, na íntegra, nos Anais do Senado essa Carta Aberta ao Congresso Nacional.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SENADORA SERYS SLHESSARENKO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Carta Aberta ao Congresso Nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/04/2008 - Página 7935