Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a evasão de oficiais do Exército Brasileiro, através de concursos públicos para carreiras mais prestigiadas da Administração Pública.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. FORÇAS ARMADAS. POLITICA SALARIAL.:
  • Comenta a evasão de oficiais do Exército Brasileiro, através de concursos públicos para carreiras mais prestigiadas da Administração Pública.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2008 - Página 6817
Assunto
Outros > SENADO. FORÇAS ARMADAS. POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, VISITA, SENADO.
  • APREENSÃO, DEFASAGEM, SALARIO, SERVIDOR, MILITAR, COMENTARIO, PESQUISA, ALUNO, INFANTARIA, PREVISÃO, SAIDA, EXERCITO, CONCLUSÃO, MAIORIA, DECISÃO, OFICIAIS, CANDIDATURA, CONCURSO PUBLICO, CARREIRA, ESTADO, MELHORIA, REMUNERAÇÃO.
  • COMENTARIO, ANUNCIO, EDIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AUMENTO, SERVIDOR, FORÇAS ARMADAS, RECLAMAÇÃO, INFERIORIDADE, REAJUSTE.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, GESTÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MELHORIA, SITUAÇÃO, MILITAR, IMPORTANCIA, PROGRAMA, FORÇAS ARMADAS, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO NORTE.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de dar também as boas-vindas aos Senadores da Bolívia. Sendo eu um Parlamentar do Norte, Parlamentar de Rondônia - praticamente o Estado de Rondônia faz divisa com a Bolívia -, eu não poderia deixar aqui de dar as boas-vindas aos nossos irmãos vizinhos da Bolívia.

            Sr. Presidente, na semana passada, fizemos um pronunciamento em que mostrávamos a defasagem dos salários dos servidores militares. Hoje me preocupou, porque chegou em minhas mãos uma pesquisa feita pelos alunos da Infantaria da Esao - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, que responderam à seguinte pesquisa informal: “Você pretende sair do Exercito Brasileiro nos próximos anos?”

            Dos 40 ouvidos na turma, 31 capitães avisaram que sim, que pretendem deixar a carreira militar, desejam fazer concursos públicos para outras carreiras do Estado mais prestigiadas que a área militar.

            A cada três dias um oficial pede para sair do Exército Brasileiro. Pelo menos 23 capitães ou tenentes abandonaram o Exército Brasileiro por terem sido nomeados e investidos em cargos públicos permanentes, para os quais prestaram concurso público.

            Por fim, o Comando do Exército já assiste a um enxugamento natural de seus quadros, porque a carreira militar vai se tornando desinteressante econômica e profissionalmente.

            Preocupa-me mais ainda, Sr. Presidente, porque estamos a par de que está para ser emitida uma medida provisória que beneficiará com um reajuste, com um aumento, os servidores das Forças Armadas, mas que, infelizmente, não é o que eles estão almejando. O reajuste é muito pequeno e será dividido em três anos, Sr. Presidente.

            Faço um apelo novamente ao Ministro da Defesa para que leve em consideração, para que tente convencer o Presidente da República, haja vista a importância dos militares para o nosso País.

            Já falei da importância do Programa Calha Norte, principalmente para os Estados mais pobres, como é o nosso, localizados na Amazônia.

            Faço um apelo ao Ministro, que já foi político, para que atenda com bons olhos os servidores das Forças Armadas do Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2008 - Página 6817