Pronunciamento de Expedito Júnior em 25/03/2008
Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comenta a evasão de oficiais do Exército Brasileiro, através de concursos públicos para carreiras mais prestigiadas da Administração Pública.
- Autor
- Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
- Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.
FORÇAS ARMADAS.
POLITICA SALARIAL.:
- Comenta a evasão de oficiais do Exército Brasileiro, através de concursos públicos para carreiras mais prestigiadas da Administração Pública.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/03/2008 - Página 6817
- Assunto
- Outros > SENADO. FORÇAS ARMADAS. POLITICA SALARIAL.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, VISITA, SENADO.
- APREENSÃO, DEFASAGEM, SALARIO, SERVIDOR, MILITAR, COMENTARIO, PESQUISA, ALUNO, INFANTARIA, PREVISÃO, SAIDA, EXERCITO, CONCLUSÃO, MAIORIA, DECISÃO, OFICIAIS, CANDIDATURA, CONCURSO PUBLICO, CARREIRA, ESTADO, MELHORIA, REMUNERAÇÃO.
- COMENTARIO, ANUNCIO, EDIÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AUMENTO, SERVIDOR, FORÇAS ARMADAS, RECLAMAÇÃO, INFERIORIDADE, REAJUSTE.
- SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, GESTÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MELHORIA, SITUAÇÃO, MILITAR, IMPORTANCIA, PROGRAMA, FORÇAS ARMADAS, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO NORTE.
O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de dar também as boas-vindas aos Senadores da Bolívia. Sendo eu um Parlamentar do Norte, Parlamentar de Rondônia - praticamente o Estado de Rondônia faz divisa com a Bolívia -, eu não poderia deixar aqui de dar as boas-vindas aos nossos irmãos vizinhos da Bolívia.
Sr. Presidente, na semana passada, fizemos um pronunciamento em que mostrávamos a defasagem dos salários dos servidores militares. Hoje me preocupou, porque chegou em minhas mãos uma pesquisa feita pelos alunos da Infantaria da Esao - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, que responderam à seguinte pesquisa informal: “Você pretende sair do Exercito Brasileiro nos próximos anos?”
Dos 40 ouvidos na turma, 31 capitães avisaram que sim, que pretendem deixar a carreira militar, desejam fazer concursos públicos para outras carreiras do Estado mais prestigiadas que a área militar.
A cada três dias um oficial pede para sair do Exército Brasileiro. Pelo menos 23 capitães ou tenentes abandonaram o Exército Brasileiro por terem sido nomeados e investidos em cargos públicos permanentes, para os quais prestaram concurso público.
Por fim, o Comando do Exército já assiste a um enxugamento natural de seus quadros, porque a carreira militar vai se tornando desinteressante econômica e profissionalmente.
Preocupa-me mais ainda, Sr. Presidente, porque estamos a par de que está para ser emitida uma medida provisória que beneficiará com um reajuste, com um aumento, os servidores das Forças Armadas, mas que, infelizmente, não é o que eles estão almejando. O reajuste é muito pequeno e será dividido em três anos, Sr. Presidente.
Faço um apelo novamente ao Ministro da Defesa para que leve em consideração, para que tente convencer o Presidente da República, haja vista a importância dos militares para o nosso País.
Já falei da importância do Programa Calha Norte, principalmente para os Estados mais pobres, como é o nosso, localizados na Amazônia.
Faço um apelo ao Ministro, que já foi político, para que atenda com bons olhos os servidores das Forças Armadas do Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente.