Discurso durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Propugna pelo fim da Comissão de Orçamento e anuncia a renúncia dos senadores do PSDB indicados.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO.:
  • Propugna pelo fim da Comissão de Orçamento e anuncia a renúncia dos senadores do PSDB indicados.
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2008 - Página 6879
Assunto
Outros > ORÇAMENTO.
Indexação
  • REPUDIO, FUNCIONAMENTO, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO, DEFESA, ALTERAÇÃO, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI ORÇAMENTARIA, EXAME, COMISSÃO PERMANENTE, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, ANUNCIO, DECISÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), AUSENCIA, PARTICIPAÇÃO, CONTINUAÇÃO, RENUNCIA, MEMBROS, BANCADA.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, reconheço a imposição regimental que leva o Presidente Garibaldi Alves a indicar, em lugar da Liderança do PSDB, que, deliberadamente, não fez as indicações, os nomes do PSDB para comporem a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Agora, uma coisa é fato: ninguém vai obrigar o PSDB do Senado a participar dessa Comissão de Orçamento tal como ela está funcionando. Ninguém!

            Então, o melhor será mesmo, daqui para frente, fazer letra morta dessa indicação. Senão vai acontecer sempre o que acontecerá amanhã: amanhã os Senadores Alvaro Dias e João Tenório estarão renunciando à indicação feita pelo Senador Garibaldi Alves. Se indicar de novo, vamos renunciar de novo.

            O que queremos é o fim da Comissão de Orçamento. Queremos que os assuntos temáticos sejam tratados pelas comissões temáticas das duas Casas. E depois...

            O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Senador Arthur Virgílio, só quero esclarecer a V. Exª que foi por força do Regimento; não foi vontade minha.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sim, mas é que vamos ficar o ano inteiro nisso.

            O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Está certo. Só para esclarecer: S. Exª, então, para não ferir o Regimento, fez a indicação.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Sim, mas eu também, para não ferir minha consciência, estou dizendo que, amanhã, estará na Mesa a renúncia dos Senadores. E vai haver de novo outra indicação e de novo outra renúncia, até o momento em que, tal qual certas leis, essa letra do Regimento vai virar letra morta, Sr. Presidente.

            Portanto, comunico a V. Exª que nosso objetivo é o fim da Comissão de Orçamento. A Comissão temática deve analisar os temas saúde e educação - Comissão de Educação na Câmara, Comissão de Educação no Senado. Depois, como na Constituinte, uma comissão de sistematização, à luz do dia, dá confecção final ao Orçamento da República. Essa é nossa idéia. Fora disso, não há quem nos obrigue. Nós não vamos participar. É uma decisão de Bancada, uma decisão nossa. Não vamos participar. A Bancada da Câmara está meditando se a toma ou não - parece-me que vai tomar a mesma decisão -, mas a nossa já está tomada.

            O Presidente Garibaldi Alves Filho disse que estava pensando num projeto de resolução no sentido da proposta do Senador Sérgio Guerra, que é essa que tentei resumir, aqui, agora. Isso nos coloca dentro da nova feitura do Orçamento. Fora disso, vão ter o constrangimento de fazer um Orçamento sem a presença de um grande Partido de Oposição como é o PSDB. Mas cada um que assuma suas responsabilidades! Não faremos parte dessa Comissão do jeito que está montada e está posta.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2008 - Página 6879