Discurso durante a 36ª Sessão Especial, no Senado Federal

Voto de aplauso aos 37 municípios brasileiros selecionados pela Unicef e pelo Ministério da Educação como destaques em experiências vitoriosas no ensino fundamental. Comenta o desânimo da Oposição na reunião da CPMI dos cartões corporativos.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.:
  • Voto de aplauso aos 37 municípios brasileiros selecionados pela Unicef e pelo Ministério da Educação como destaques em experiências vitoriosas no ensino fundamental. Comenta o desânimo da Oposição na reunião da CPMI dos cartões corporativos.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2008 - Página 7000
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.
Indexação
  • HOMENAGEM, MUNICIPIOS, BRASIL, ESCOLHA, FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFANCIA (UNICEF), MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), RECEBIMENTO, PREMIO, ELOGIO, EXPERIENCIA, ENSINO FUNDAMENTAL, INCLUSÃO, MUNICIPIO, GUARAMIRIM (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).
  • COMENTARIO, CONDUTA, BANCADA, OPOSIÇÃO, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO, FRUSTRAÇÃO, TENTATIVA, VALORIZAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, DEBATE, PROBLEMAS BRASILEIROS.

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Então, pela ordem, vou fazer a pergunta: eu tenho um requerimento de voto de aplauso para os 37 Municípios brasileiros selecionados pelo Unicef e pelo Ministério da Educação como destaques em experiências vitoriosas no ensino público fundamental. Então, que a esse voto de aplauso a esses 37 Municípios que fizeram bem a sua lição de casa, conseguiram superar metas importantes de recuperação, de diminuição de evasão, de analfabetismo, de índices de repetência, nós possamos dar o devido destaque. Infelizmente, Santa Catarina só teve um escolhido, o Município de Guaramirim. Outros Estados não chegaram a ter sequer um, como no caso dos Estados de Rondônia e Espírito Santo.

     Mas é muito importante trazermos ao plenário. Então, o meu pela ordem é em que momento poderemos apreciar - é a forma que estou encontrando para driblar a regra regimental que V. Exª me alertou - o requerimento de voto de aplauso.

     E, por último, Senador que nos preside, realmente percebemos um grande desânimo da Oposição. Hoje, na CPMI dos Cartões Corporativos, estavam bastante - eu diria - desanimados sob vários aspectos.

     Quero dizer que o exercício da oposição, do meu ponto de vista, tem de superar determinadas situações a que estamos reiteradas vezes assistindo. Este País, do jeito que vão as coisas, com as melhorias, inclusive caindo a última argumentação da Oposição de que o Governo Lula estava dando certo porque não enfrentou nenhuma crise mundial, como eles enfrentaram, até isso já acabou, até isso já deixou de existir. Entendo que a Oposição tem de cumprir o seu papel, obviamente, de fiscalizar, de cobrar, etc., mas o debate a respeito dos temas centrais, momentosos, que interessam efetivamente ao cotidiano - e olhe que não faltam temas, nós temos grandes preocupações em andamento... Por que só 37 cidades foram escolhidas? Poderiam ser 370. Talvez esse fosse um bom tema para todos nós contribuirmos para aperfeiçoar ainda mais esse resultado do nosso País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2008 - Página 7000