Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da instalação hoje, da Comissão Temporária Externa destinada a verificar, in loco, o risco ambiental em que vivem os 31 municípios relacionados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial - INPE, em seu "mapa do desmatamento".

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Registro da instalação hoje, da Comissão Temporária Externa destinada a verificar, in loco, o risco ambiental em que vivem os 31 municípios relacionados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial - INPE, em seu "mapa do desmatamento".
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2008 - Página 9162
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, DISCURSO, SENADOR, REPUDIO, AUSENCIA, FISCALIZAÇÃO, APLICAÇÃO DE RECURSOS, SINDICATO.
  • REGISTRO, CRIAÇÃO, SENADO, COMISSÃO EXTERNA, ACOMPANHAMENTO, MUNICIPIOS, DESEQUILIBRIO, ECOLOGIA, COMPROVAÇÃO, DADOS, DESMATAMENTO, INSTITUTO DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE), PROPOSIÇÃO, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO, REGIÃO AMAZONICA, COMENTARIO, RECLAMAÇÃO, HABITANTE, NEGLIGENCIA, GOVERNO, CLASSE PRODUTORA, DETALHAMENTO, MEMBROS, PRESIDENCIA, ORADOR, ANUNCIO, CONVOCAÇÃO, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), GOVERNADOR.
  • QUESTIONAMENTO, LEGISLAÇÃO, DESMATAMENTO, CRITICA, PRAZO, NEGLIGENCIA, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), RECADASTRAMENTO, PRODUTOR RURAL, CERTIFICADO, CADASTRO, IMOVEL RURAL, MUNICIPIOS, RISCOS, ECOLOGIA, EXPECTATIVA, CONTRIBUIÇÃO, COMISSÃO EXTERNA.

O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renato Casagrande, Srªs e Srs. Senadores, antes de iniciar o assunto de que vou tratar desta tribuna hoje, quero cumprimentar o Senador Raimundo Colombo, que foi muito oportuno quando se referiu à má aplicação dos recursos pelos sindicatos e, naturalmente, por outros órgãos do Governo Federal. Isso é verdade, e o Democratas, dias atrás, votou favoravelmente, mas não esperava que toda essa comemoração, regada a uísque e a bons coquetéis, fosse feita com o dinheiro do trabalhador brasileiro.

Sr. Presidente, venho a esta tribuna para fazer um breve comunicado. Tivemos a oportunidade, no dia de hoje, de instalar uma Comissão Especial Externa do Senado Federal, a Comissão Temporária - Risco Ambiental em Municípios Relacionados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe). Há riscos para o Brasil e - e por que não dizer? - para o mundo. Essa Comissão terá a oportunidade de diagnosticar e aferir os números que o Inpe tem divulgado em relação ao desmatamento na Amazônia brasileira. É muito importante essa Comissão, pois não só pretendemos fazer a apuração dos dados e das informações, mas também propomos também uma política de desenvolvimento para a Amazônia, compatível sobretudo com a preservação.

Isso é de fundamental importância à medida que o homem da Amazônia está sentindo realmente um desrespeito por parte do Governo Federal, até mesmo com relação à questão de segurança jurídica e também com relação às próprias garantias individuais. Essa Comissão tem um papel preponderante no sentido não só de buscarmos a verdade, como também de fazermos uma preposição em relação a uma política ambiental decente e, sobretudo, respeitosa com aqueles que naturalmente produzem e constroem a grandeza do Brasil.

Coube-me presidir essa Comissão, e a Vice-Presidência é do Senador João Pedro, representante do Estado do Amazonas. Coube-me também indicar para a Relatoria dessa Comissão o Senador Flexa Ribeiro. Contaremos com a participação do Senador Mozarildo Cavalcanti e do Senador Valdir Raupp, pelo Estado de Rondônia. Como suplentes, dela participarão o Senador Gilberto Goellner, a Senadora Serys Slhessarenko, o Senador Eduardo Azeredo, o Senador Romeu Tuma e o Senador Leomar Quintanilha.

Para tanto, na próxima terça-feira, faremos uma programação para ouvirmos não só o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como também o Ministério do Meio Ambiente, o Inpe, os Governadores dos Estados envolvidos, sejam eles do Mato Grosso, do Amazonas, de Rondônia, do Pará, enfim, todos que se sentem prejudicados, penalizados com uma política perversa, penosa, a qual, sobretudo, tem dado demonstração de descompromisso com a nossa região e com os brasileiros que ali estão esperando que haja uma política decente, respeitosa com a nossa população.

Teremos a oportunidade de desmistificar o Decreto nº 6.321, que é - confesso aqui - perverso em toda sua plenitude, tendo em vista que o próprio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), há poucos dias, exigiu que os produtores rurais dos 31 Municípios fizessem novamente, obrigatoriamente, seu recadastramento no Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), o que é quase impossível. As pessoas que não conseguirem nesse prazo fazer seu recadastramento estarão impossibilitadas não só de contrair financiamentos para suas propriedades, como também até mesmo de vendê-las no todo ou em parte.

Estamos nessa luta incessante, porque meu Estado, o Mato Grosso, e, certamente, os demais Estados envolvidos estão sendo tratados como joões-ninguém, sem segurança jurídica, sem os respeitos individuais à nossa população.

Quero crer que essa Comissão contribuirá sobremaneira para que possamos não só defender os interesses da sociedade, mas, sobretudo, propor uma política ambiental decente e compatível com o mundo contemporâneo.

Essa é a minha fala no dia de hoje, Sr. Presidente. Quero crer que o Senado Federal praticou um gesto de altivez, de grandeza, quando propus, por meio do Requerimento nº 193, a criação dessa Comissão Externa, Comissão Temporária - Risco Ambiental em Municípios Relacionados pelo Inpe. Foi atendida nossa solicitação, feita por meio desse requerimento, que foi votado e aprovado. E, hoje, nós a instalamos definitivamente, para que possamos apurar a verdade nesses Estados da Federação.

Dessa forma, Sr. Presidente, agradeço-lhe a oportunidade, na certeza absoluta de que o Senado estará ao nosso lado, para fazermos com que realmente os direitos individuais sejam preservados em toda a sua plenitude.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2008 - Página 9162