Pronunciamento de João Pedro em 10/04/2008
Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da participação de S.Exa. em reunião do Parlamento Amazônico.
- Autor
- João Pedro (PT - Partido dos Trabalhadores/AM)
- Nome completo: João Pedro Gonçalves da Costa
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA EXTERNA.
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Registro da participação de S.Exa. em reunião do Parlamento Amazônico.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/04/2008 - Página 9217
- Assunto
- Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA DO MEIO AMBIENTE. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONVIDADO, REUNIÃO, PARLAMENTO, Amazônia Legal, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, PERU, PRESENÇA, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, GOVERNO ESTRANGEIRO, COLOMBIA, VENEZUELA, BOLIVIA, CRITICA, AUSENCIA, FORMALIZAÇÃO, BRASIL, DEFESA, INCLUSÃO.
- COMENTARIO, DEBATE, PROBLEMA, MEIO AMBIENTE, TERRITORIO, REORGANIZAÇÃO, PARLAMENTO, Amazônia Legal, VIABILIDADE, AMPLIAÇÃO, DIALOGO, ANUNCIO, POSSIBILIDADE, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM).
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP), REUNIÃO, ESTADOS, REGIÃO AMAZONICA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, DEBATE.
- REGISTRO, ESCOLHA, ORADOR, VICE-PRESIDENTE, COMISSÃO ESPECIAL, DIALOGO, POPULAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DE RONDONIA (RO), SITUAÇÃO, DESMATAMENTO, IMPORTANCIA, DEBATE, PROBLEMA, AUTONOMIA, INDIO, DESEMPREGO, CAPITALISMO, ATIVIDADE RURAL.
O SR. JOÃO PEDRO (Bloco/PT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serei rápido.
Gostaria de registrar, nesta noite, no Senado da República, que eu me ausentei da Casa por três dias - segunda, terça e quarta-feira, próximas passadas -, atendendo a um convite do Parlamento Amazônico. E V. Exª acabou de registrar há pouco a realização do Parlamento Amazônico, mas o nosso, que se reúne lá no Amapá. Espero que seja um evento exitoso, pois, se juntarmos os nove Estados da Federação que compõem a Amazônia, com certeza, idéias magníficas surgirão. O que não falta é assunto para defendermos a nossa Amazônia.
Mas participei, na segunda, terça e quarta-feira, em Lima, no Peru, do Parlamento Amazônico, que tem como Presidente a Deputada Federal da Bolívia, Ana Lúcia Reis. Ela estava presente na reunião, assim como Senadores da Colômbia, Deputados Federais do Peru, da Venezuela e da Bolívia. Outros Parlamentares também foram convidados.
Formalmente, o Brasil não participa do Parlamento Amazônico. É uma falha nossa. Precisamos participar formalmente. Não pode um país com todo esse território amazônico não participar do Parlamento Amazônico, criado em 1989, em Lima, no Peru. Em seguida, houve um grande evento, com certeza V. Exª participou, em Manaus, sobre o Parlamento Amazônico.
Registro aqui o evento realizado em Lima. O principal ponto da discussão foi a questão ambiental, a questão territorial e a rearticulação do Parlamento Amazônico. Precisamos - e foi a preocupação externada por todos os Parlamentares, Deputados e Senadores, que estiveram em Lima - rearticular o Parlamento Amazônico, notadamente num momento tão especial como este, do ponto de vista dos debates internacional e nacional, haja vista o evento que está acontecendo no Amapá. O Brasil está discutindo a Amazônia.
Hoje, fui eleito vice-presidente de uma comissão especial para observar e discutir com a sociedade dos municípios que compõem o Arco de Fogo, na nossa região. Ou seja, há um debate intenso sobre a Amazônia. V. Exª abordou um tema que diz respeito à territorialidade, à autonomia dos povos indígenas, ao capitalismo no campo, ao emprego em seu Estado.
Portanto, registro aqui o evento realizado em Lima, durante dois dias - dias 7 e 8. Foi proveitoso porque discutimos a rearticulação do Parlamento Amazônico e tiramos um indicativo, Presidente Mozarildo Cavalcanti - e eu me refiro a V. Exª que é um Senador da Amazônia, do Estado de Roraima. Em outubro, haverá uma segunda reunião do Parlamento Amazônico, provavelmente na cidade de Manaus, capital do meu querido Estado.
É hora de todos nós, representantes da Amazônia, Deputados Federais, Senadores, sociedade civil, reorganizarmos o Parlamento Amazônico no sentido de ser mais um espaço e um foro legítimo em que possamos discutir o homem, a mulher, a energia, a renda, a água, os povos indígenas, a pesquisa e a tecnologia da nossa Amazônia. E não apenas da Amazônia brasileira, mas da Amazônia dos países que fazem parte do Pacto Amazônico.
Muito obrigado, Sr. Presidente.