Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de três eventos ocorridos no último dia 7: o Dia do Jornalista, o centenário de fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a concessão da medalha de honra ao mérito ao jornal Correio de Uberlândia pela comemoração dos seus 70 anos.

Autor
Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. IMPRENSA.:
  • Registro de três eventos ocorridos no último dia 7: o Dia do Jornalista, o centenário de fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a concessão da medalha de honra ao mérito ao jornal Correio de Uberlândia pela comemoração dos seus 70 anos.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2008 - Página 9218
Assunto
Outros > HOMENAGEM. IMPRENSA.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, JORNALISTA, CENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA (ABI), REGISTRO, REALIZAÇÃO, SESSÃO SOLENE, ENTREGA, CONCESSÃO HONORIFICA, JORNAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
  • ELOGIO, HISTORIA, JORNAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), COMENTARIO, IMPORTANCIA, AMBITO REGIONAL, AMBITO NACIONAL.
  • SAUDAÇÃO, EMPRESARIO, FUNDADOR, JORNAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), COMPANHIA TELEFONICA DA BORDA DO CAMPO (CTBC), PIONEIRO, TELEFONIA, BRASIL, PARTICIPAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti.

Farei o registro de três importantes efemérides ocorridas na última segunda-feira, 7 de abril, Dia do Jornalista: enquanto, no Rio de Janeiro a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), comemorou 100 anos de fundação, em Brasília, Correio de Uberlândia, em sessão solene, presidida pelo ilustre Deputado Gilmar Machado, recebeu a medalha de honra ao mérito pela comemoração dos seus 70 anos.

Como Senador da República representando Minas Gerais e especialmente o Triângulo Mineiro, quero, em particular, parabenizar a equipe do jornal Correio e também a família Algar, o Sr. Luiz Alberto Garcia e Luiz Alexandre Garcia, empresários de Uberlândia, cidade que é uma das mais prósperas do Brasil e que tenho a honra de representar. Quero ainda parabenizar o Deputado Gilmar Machado pela iniciativa de homenagear o nosso Correio de Uberlândia.

Com 70 anos de publicação e mais de 50 mil leitores, o jornal Correio está entre os grandes diários de circulação nacional e é um instrumento de importância histórica, que retrata os fatos mais relevantes de Uberlândia, do Triângulo, de Minas e do País, além de levar à população informação de qualidade e a discussão dos temas fundamentais para o desenvolvimento da nossa região. Em suas páginas, estão todos os acontecimentos culturais, sociais, esportivos e econômicos. Seu arquivo guarda a história do povo uberlandense. Por isso, podemos dizer que a história do jornal Correio confunde-se com a trajetória de Uberlândia e do Triângulo Mineiro.

E não posso deixar também de ressaltar a importância do Sr. Alexandrino Garcia para Uberlândia e para o Brasil. Um empresário de visão, um pioneiro que contribuiu para que Uberlândia se transformasse em uma cidade desenvolvimentista. Além de ter dirigido o jornal Correio do Triângulo, logo após o seu lançamento, Alexandrino fundou, em 1954, a CTBC, com o desejo de levar a telefonia para o Brasil Central, e deu início à história de sucesso de um dos maiores grupos empresariais do País: o Algar. Grupo que, em 1986, assumiu o jornal Correio do Triângulo. A CTBC (Cia. Telefônica do Brasil Central) foi a primeira companhia telefônica privada do País, e é hoje a única operadora com mais de 50 anos de atuação.

A cidade de Uberlândia é, sem dúvida, referência na área de telecomunicações, e o jornal Correio um orgulho para toda a população de Uberlândia e do Triângulo Mineiro.

Era o que tinha a comunicar, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2008 - Página 9218