Pronunciamento de Arthur Virgílio em 10/04/2008
Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre o relatório divulgado pelo Banco Mundial, que atribui ao Brasil o maior desmatador do mundo.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Considerações sobre o relatório divulgado pelo Banco Mundial, que atribui ao Brasil o maior desmatador do mundo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/04/2008 - Página 9234
- Assunto
- Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, INTERNET, SITUAÇÃO, DESMATAMENTO, FLORESTA AMAZONICA, RELATORIO, ESTUDO, NATUREZA TECNICA, BANCO INTERNACIONAL DE RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO (BIRD), SUPERIORIDADE, COLOCAÇÃO, BRASIL, INDICE, AMBITO INTERNACIONAL, DESTRUIÇÃO, MEIO AMBIENTE, CRITICA, ERRO, ALEGAÇÕES, GOVERNO FEDERAL, REDUÇÃO, DERRUBADA, VEGETAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA.
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, CONTRATAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ASSESSORIA DE IMPRENSA, PROMOÇÃO, REPUTAÇÃO, BRASIL, AMBITO INTERNACIONAL, PERMANENCIA, ATUAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), EUROPA, ASIA, EXCESSO, REMUNERAÇÃO, SERVIDOR, DIVULGAÇÃO, RELATORIO, DESMATAMENTO.
- EXPECTATIVA, DEBATE, DADOS, DESMATAMENTO, FLORESTA AMAZONICA, CONGRESSO INTERNACIONAL, ALTERAÇÃO, CLIMA, MUNDO, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, GRÃ-BRETANHA.
- ADVERTENCIA, NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, PROTEÇÃO, FLORESTA AMAZONICA, AREA ESTRATEGICA, ELOGIO, INICIATIVA, INSTITUTO DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE), MAPEAMENTO, QUEIMADA, REGIÃO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIVULGAÇÃO, PROJETO.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agora, no Google! É uma iniciativa de populações nativas da Amazônia. Para lembrar Gabriel Garcia Márquez, o que será mostrado pelo Google é a Crônica da Realidade Anunciada sobre a Devastação da Floresta Amazônica. O Google vai mostrar o quadro verdadeiro da devastação da Amazônia.
Não é nada primoroso para o Brasil, mas lá fora o País está sendo apontado como destruidor maior de florestas.
O Governo insiste em proclamar que as derrubadas de matas estão em declínio. Não está. E de nada adianta aquele trejeito de boneco de ventríloquo com que alguns deste Governo aprontam um quadro róseo da preservação da Amazônia!
Imagino que o Governo Lula de nada sabe a esse respeito. E acha que as afirmações que vêm do exterior não são verdadeiras.
E, por isso, talvez, pensa o Governo em contratar assessores de imprensa para mudar a imagem externa do Brasil. Está na coluna de hoje da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo:
(...)Situações pontuais
O governo Lula está contratando assessoria de imprensa "para promover o Brasil no exterior". A Casa Civil justifica a despesa alegando que "a imagem do país no exterior apresenta aspectos negativos, principalmente nos países desenvolvidos, e é amplificada, devido a situações pontuais". A assessoria vai funcionar permanentemente nos EUA, com apoios na Europa e na Ásia.
TIC-TAC
Para cargos de coordenação, a remuneração será de mais de R$ 800 - por hora.
Será tempo perdido e dinheiro gasto à-toa.
A receita é outra e passa longe desse estilo chapa-branca à lá TV-Brasil:
Para que falem bem, basta trabalhar bem! Nada parecido com o que o País assiste na atualidade.
O cenário do Brasil de hoje não é cor-de-rosa, como anuncia o Governo. Não é! No mesmo dia em que a gente da terra amazônica sai em defesa da Floresta, via Google, o Banco Mundial confere um título ao Governo Lula:
(...) O Brasil é o maior desmatador do mundo!
Aí está! Não seria por acaso o Governo Lula um intimorato cantador de versos que forçam a realidade? E sai por aí, proclamando aos brasileiros que, desde Cabral, nunca houve um Governo como o de Lula?
Ao menos ele é agora detentor do reconhecimento do Banco Mundial. Pegue logo, Presidente, guarde que o laurél é seu. É o Láureo de Ouro!
Por que o Brasil de Lula ganhou um troféu dessa natureza, que só entristece? Ganho porque é o campeão do mundo em devastação florestal.
Nesse triste campeonato, não venha esse Governo insinuar que o povo entoe marchinha parecida com aquela da “A Copa do Mundo é nossa!”. Não é não! É do Governo.
Pelos dados do relatório divulgado ontem pelo BIRD, o Brasil, maior desmatador do mundo, bate longe o segundo colocado, a Indonésia: 31 mil km2 para o Brasil, 18 mil para a Indonésia.
A média anual brasileira é de 31 mil km2.
O tema vem à baila na antevéspera da Conferência de Londres sobre Aquecimento Global, nos dias 29 e 30. O relatório do BIRD sem dúvida será debatido à exaustão nesse encontro.
Os dados procedem de boa fonte e dizem que a Amazônia é onde mais se desmata no Brasil. Esses informes, todos técnicos, baseados em levantamentos feitos por satélites, integram o Relatório de Monitoramento Global 2008, criado para avaliações acerca do status de cumprimento das chamadas Metas do Milênio.
O documento revela que a perda de área florestal no planeta foi de 73 mil km2 anualmente, no período de 2000 a 2005.
Srªs e Srs. Senadores, mais do que nunca é necessário ampliar as ações em defesa da Amazônia. Do contrário, o futuro do Brasil estará irremediavelmente perdido.
Nunca será demais lembrar que a Amazônia é a região estratégica por excelência e dela depende o futuro do País.
Por isso, saúdo como ação que vem ao encontro dos propósitos de preservação da Floresta Amazônica o mapeamento de queimadas na região. A iniciativa, a ser implantada nos próximos dois meses, é do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais.
O sistema destina-se a localizar os focos de queimadas e sua extensão, conforme relata matéria da jornalista Afra Balazina, publicada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo e que está sendo anexada a este discurso.
E para que igualmente constem dos Anais do Senado da República, estou anexando a este pronunciamento as matérias publicadas hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
*************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“Relatório aponta Brasil como maior desmontador.”