Pronunciamento de Wellington Salgado em 02/04/2008
Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Espera que seja investigado o vazamento de informações sigilosas da presidência da república.
- Autor
- Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
- Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.:
- Espera que seja investigado o vazamento de informações sigilosas da presidência da república.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/04/2008 - Página 7777
- Assunto
- Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.
- Indexação
-
- REPUDIO, INEXATIDÃO, NOTICIARIO, IMPRENSA, DECLARAÇÃO, ALVARO DIAS, SENADOR, RECEBIMENTO, DOCUMENTO SIGILOSO, CONGRESSISTA, BANCADA, GOVERNO, DIVERGENCIA, TENTATIVA, CHANTAGEM, COBRANÇA, ORADOR, INVESTIGAÇÃO, RESPONSAVEL, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO SIGILOSA, GARANTIA, ISENÇÃO.
- DEFESA, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, AUSENCIA, TENTATIVA, OCULTAÇÃO, INFORMAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DISPONIBILIDADE, DEPOIMENTO, POSSIBILIDADE, CONVOCAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, o que me deixa muito preocupado é que ato ilícito não justifica fonte. Ato ilícito é crime...
O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Um minutinho só.
Peço desculpas ao Senador Adelmir Santana, pois o rapaz não anotou o nome dele em seguida ao nome do Senador Sérgio Guerra. Desculpe-me.
O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG) - Eu não estou aqui para exigir - nem nunca o farei - que algum Senador tome uma atitude ou que pressione. Eu não vou fazer isso, ainda mais com o Senador Alvaro Dias, um grande líder, por quem tenho um grande respeito.
Agora, sai uma declaração dessa na imprensa e um parágrafo diz o seguinte:
“Em conversa informal com jornalistas, Dias sugere que recebeu o dossiê de um parlamentar que apóia o governo, mas que discorda do uso de informações para chantagear a oposição”.
Eu quero dizer o seguinte, Sr. Presidente: eu apóio o Governo e sou contra o uso de informações para chantagear a Oposição. Então, no momento em que sai isso aqui, eu sou um dos suspeitos. Eu sou um dos suspeitos nesta Casa de ter vazado informação, sem eu nunca ter visto dossiê, sem ninguém nunca ter me mandado nada. Sou da CPI das ONGs e teria de ter o direito de ver, de alguma maneira oficial, se assim o pudesse. Agora, no momento em que sai uma declaração dessa, fica difícil para todos nós, Senadores da base de apoio ao Governo. Então, precisamos saber o nome dessa pessoa, porque eu estou na lista. Eu faço parte dessa lista. Não é que o Senador Alvaro será torturado.
Eu quero dizer o seguinte: ficamos mal nessa situação. Muito mal. Eu sou da CPI das ONGs. Vou lá e voto o que tem de votar, apóio ou desapóio o Governo.
Já disse aqui que não voto nada contra a esposa do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, porque, na minha concepção, ela é uma pessoa de bem...
O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Fique tranqüilo; V. Exª não tem acesso ao Palácio não; é só os do Palácio.
O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG) - Essa é uma posição minha! Contra o Presidente Fernando Henrique Cardoso, o que vier vamos votar; contra a esposa dele, de maneira alguma. Eu já disse isso e falo aqui. Da mesma maneira que é colocado aqui que alguém do PT, de dentro do Palácio, montou um dossiê e entregou na mão da Oposição para poder prejudicar a Ministra Dilma Rousseff. É isso que está acontecendo aqui. Quer dizer, não sei mais no que vou acreditar, porque a Oposição chega aqui e diz que isso é verdade.
Se alguém, de dentro do Palácio, deu a informação para a Oposição, ela não é do PT nem da Base de apoio do Governo. Ela é da Oposição; não é da Base de apoio ao Governo. Ela é da Oposição. Então temos que saber quem é esse cidadão que vazou essa informação.
O Senador Romeu Tuma orientou-me sobre o que é dossiê, o que é montagem, o que é informação. Eu já tenho, depois de conversar com S. Exª, na minha cabeça o que é que está acontecendo.
Senador Romeu Tuma, V. Exª sabe que, em caso de investigação ou de polícia, vou direto a V. Exª, conversamos e V. Exª me orienta, porque é um homem que tem uma história nessa área; talvez, a maior do País. Agora, tentar me convencer que quem pegou um dossiê que não existe, entregou para a Oposição para poder prejudicar a Ministra Dilma é da Base de Governo?! Aí não dá, Senador Sérgio Guerra.
O Sr. Demóstenes Torres (DEM - GO) - Permite-me, Senador Wellington Salgado?
O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG) - Tem uma ordem; o Presidente é quem controla.
Aí não dá para querer que acreditemos nisso.
O SR. PRESIDENTE(Romeu Tuma. PTB - SP) - Estou pedindo para não ter apartes.
O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG) - Quero só o nome. Não quero que o Senador Alvaro Dias dê essa informação, porque ele não vai dar. Ele é um Parlamentar que tem o direito de não dar. Agora, temos de investigar para saber quem foi que deu essa informação, porque foi uma informação ilícita, obtida da mesma maneira que outras. Foi ilícita, tirada lá de dentro, não sei com que objetivo. Não acredito que tenha sido a Base de apoio ao Governo para prejudicar a Ministra Dilma.
E digo mais: a Ministra Dilma não tem medo de vir aqui, não. Tem muita gente que está dizendo: “A Ministra Dilma tem medo”. Isso aqui é tudo um grande jogo de fumaça. Quem conhece a história da Ministra Dilma sabe que ela não tem medo de vir aqui, não. Quero dizer o seguinte: isso tudo é um jogo de cena, um grande teatro para poder passar quem tem alguma coisa a esconder. Ela não tem medo, não. Se algum dia se aprovar na CPI a sua vinda, ela virá. E se ela, em algum momento, achar que tem de vir, ela virá. Agora, achar que a Ministra Dilma tem medo de vir, o que é isso? Pelo amor de Deus, Sr. Presidente! Pelo amor de Deus! Quero saber quem foi que vazou essa informação.
Senador Sérgio Guerra, se souber, eu queria que V. Exª dissesse, porque V. Exª é o Presidente do maior partido de oposição, um homem bem informado, assim como o Senador Heráclito, que também é um homem bem informado. Aliás, são muito bem informados os dois e escondem esse segredo. Eu queria que V. Exªs passassem essa informação para mim. Sabem ou não? Não sabem! Senador, os dois homens mais bem informados da Oposição não têm essa informação. Então, vamos ter de investigar.
Muito obrigado, Sr. Presidente.