Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 56 anos de atuação no Brasil do Lyons Clube.

Autor
César Borges (PR - Partido Liberal/BA)
Nome completo: César Augusto Rabello Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 56 anos de atuação no Brasil do Lyons Clube.
Aparteantes
Flexa Ribeiro, José Nery.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2008 - Página 9695
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PRESIDENTE, CLUBE, AMBITO INTERNACIONAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, ATUAÇÃO, BRASIL, REGISTRO, HISTORIA, ENTIDADE, ELOGIO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, PAIS, DETALHAMENTO, DIRETRIZ, PAZ, INCENTIVO, CIDADANIA, DADOS, NUMERO, ASSOCIADO.

O SR. CÉSAR BORGES (Bloco/PR - BA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esta Casa hoje recebe, para nossa honra, dirigentes importantes de um movimento que abrange quase todo o mundo, o Lions Clube.

Aqui nós temos - e eu o saúdo neste momento - o Presidente Internacional do Lions Clubes, Sr. Mahendra Amarasuriya. (Palmas na tribuna de honra.) Originário de Colombo, Sri Lanka, foi eleito para exercer o cargo de Presidente da Associação Internacional de Lions Clubes, na 90ª Convenção Internacional, realizada em Chicago, nos Estados Unidos, em julho de 2007.

Mas, Sr. Presidente, o motivo desta comemoração é que o Lions Clube completa 56 anos de atuação no nosso País. E é com grande satisfação que rendo homenagens - Leão que sou também desde criança, porque freqüentava com meu pai, fundador do Lions Clube de Jequié - a essa instituição que vem prestando os mais relevantes serviços à sociedade brasileira.

A origem do movimento está no início do século passado. Em 1917, um agente de seguros de Chicago, Melvin Jones, chegou à conclusão de que cada um de nós pode ser fundamental na construção de um mundo melhor.

Decidido a levar adiante suas idéias, conclamou empresários, profissionais liberais e líderes corporativos a criar uma associação, de âmbito nacional, que tivesse como propósito a melhoria das condições de vida de suas comunidades.

Nascia, ali, a Associação Internacional de Lions Clubes, inspirada no princípio formulado por Melvin Jones, ou seja: “você não pode ir muito longe se não fizer alguma coisa por seus semelhantes”.

Como base nesse princípio - um princípio de inquestionável sabedoria; um princípio impregnado do espírito cristão -, foram definidos os objetivos do Lions. Objetivos, por sinal, que todos deveríamos ter sempre em mente, na medida em que nos apontam um louvável conjunto de valores, entre outros:

- criar e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra;

- incentivar os princípios do bom governo e da boa cidadania;

- interessar-se ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade;

- unir os clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua;

- promover um fórum para a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso;

- incentivar as pessoas bem intencionadas a servir suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos em todas as atividades profissionais.

São objetivos, Srªs e Srs. Senadores, que vão muito além da simples convivência agradável entre pessoas que se prezam. São objetivos que ultrapassam também a elogiável prática de atividades assistencialistas. Mais que tudo, representam, na verdade, um chamamento ao tão necessário exercício da cidadania.

E tão fortes se mostraram esses valores, Sr. Presidente, que o Lions acabou vingando e vingou também aqui, em terras brasileiras.

No início da década de 50, atuando paralelamente, cidadãos do Rio de Janeiro e de São Paulo trabalhavam para trazer ao Brasil os ideais do Lions. De modo que, em pouco tempo, nosso País ganhou seus dois primeiros Clubes. No Rio de Janeiro, em 16 de abril de 1952, Armando Fajardo reunia cerca de 40 pessoas para receberem o título e o distintivo de Leões. E em São Paulo, no dia 23 de julho do mesmo ano, Floriano Peixoto Santos juntava 56 companheiros para fundar o Lions Paulista.

Essas, Srªs e Srs. Senadores, são as origens do Lions, uma instituição que, ao longo do tempo, tem-se mantido fiel a seus valores e a seus ideais. Uma instituição que, exatamente por se manter fiel a seus valores e a seus ideais, se torna cada vez mais digna de admiração e respeito.

No mundo, entre os clubes que prestam serviços à comunidade, o Lions se destaca não apenas como o pioneiro, mas também como o que exibe números mais grandiosos. A organização está assentada hoje em mais de 200 países. São 45 mil Clubes, com 1,3 milhão associados.

No Brasil, o Lions marca presença em mais de 1.300 Municípios. Neles, existem 1.600 Clubes, com 38 mil associados.

São pessoas, Sr. Presidente, que se dedicam à construção e à manutenção de hospitais, escolas, creches e centros de apoio a crianças, jovens e idosos; que desenvolvem programas de combate às drogas e de preservação do meio ambiente; que trabalham de uma maneira muito especial com os jovens, procurando desenvolver suas habilidades para liderança e atuação comunitária.

Exemplo dessa saudável militância é o Programa Visão em Primeiro Lugar - em inglês, SightFirst -, que vem sendo desenvolvido desde 1990 com muito êxito.

Por tudo isso, Sr. Presidente, por esses 56 anos de cidadania, dedicação, competência, desprendimento e amor ao próximo, quero, neste momento - em meu nome pessoal e creio que do Senado - saudar, efusivamente, todo os que fazem a grandeza do Lions em nosso País. Cumprimentamos os quatro Distritos Múltiplos, seus Distritos, Regiões e Divisões Leonísticas aqui representadas. São brasileiros que usam o lema da instituição: “Nós servimos”.

Aproveito, Sr. Presidente, para saudar os demais dirigentes aqui presentes: o Diretor Internacional do Lions Clubes, Francisco Fabrício de Oliveira Neto; o ex-Diretor Internacional do Lions Clube, Zander Campos da Silva, presidentes de conselho de governadores dos distritos múltiplos do Brasil, em especial meu prezado amigo Jorge Brugni, que aqui está com sua esposa, Drª Ana Célia, Dr. Maurício Pereira de Souza, Antônio Carlos Tosi e Orley Ademar Ikert.

Se V. Exª me permitir, gostaria de ouvir os apartes dos Senadores Flexa Ribeiro e José Nery.

O SR. PRESIDENTE (Senador Gerson Camata. PMDB - ES) - Os apartes não são permitidos, porque o Senador César Borges fala como Líder.

O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Quero apenas associar-me às homenagens ao Lions Clube. É só isso, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Senador Gerson Camata. PMDB - ES) - Obrigado a V. Exª e ao Senador José Nery.

O Sr. José Nery (PSOL - PA) - Sr. Presidente, Senador César Borges...

O SR. PRESIDENTE (Senador Gerson Camata. PMDB - ES) - Não são permitidos apartes, eles são anti-regimentais.

O Sr. José Nery (PSOL - PA) - Queria me associar ao pronunciamento que faz o Senador César Borges e cumprimentar todos os membros dos Lions Clubes do Brasil e seu Presidente Internacional. Na juventude, tive militância no movimento leonístico como presidente do Lions Clube lá do Estado do Ceará. Meus cumprimentos a todos. Parabéns a V. Exª pelo pronunciamento.

O SR. CÉSAR BORGES (Bloco/PR - BA) - Muito obrigado, Srs. Senadores Flexa Ribeiro e José Nery. Tenho certeza de que todos os Senadores conhecem esse trabalho inestimável realizado pelo Lions Clube.

Sr. Presidente, vamos agora nos dirigir à Presidência desta Casa para que os representantes do Lions e seu Presidente Internacional possam ser recebidos pelo Presidente da Casa, o Senador Garibaldi Alves Filho.

É um prazer, para mim, poder participar nesta data, como Senador da República, desta homenagem a esta grande entidade que é o Lions Clube, que honra a todos os que dele participam.

Muito obrigado.

Parabéns ao Lions Clube!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2008 - Página 9695